Marketing
Resgate de pontos e milhas supera marca de R$500 bilhões em 2022
Levantamento mostra que este mercado apresentou alta de 61,8% na comparação com os números registrados ao longo de 2021
Em 2022, os consumidores resgataram um total de R$509,4 bilhões em pontos e milhas, o que representa um aumento de 61,8% em relação a 2021. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (Abemf), 85% desse valor foi convertido em passagens aéreas, enquanto os 15% restantes foram utilizados para adquirir produtos e serviços não aéreos, como itens para casa, descontos, cashback e outras vantagens disponíveis nos catálogos das empresas do setor.
Além disso, os clientes dos programas de fidelidade também aumentaram a quantidade de pontos e milhas resgatados. Em 2022, foram trocados 400,7 bilhões de pontos e milhas, um aumento de 49,4% em relação ao ano anterior.
Esses números refletem um crescimento real e contínuo desse mercado, juntamente com o aumento do faturamento bruto das companhias, que cresceu 56,7% na comparação anual. O movimento evidencia que os programas de fidelidade já fazem parte da realidade dos consumidores brasileiros, que buscam cada vez mais vantagens em todas as suas compras, conforme explica o diretor-executivo da Abemf, Paulo Curro.
Outro indicador que demonstra o avanço desse mercado é o aumento da interação dos brasileiros com os programas de fidelidade, com um crescimento de 20% em relação a 2021, alcançando um total de 26,9 milhões de transações em 2022. Além disso, a quantidade de pessoas inscritas nos programas também aumentou, chegando a 194 milhões, um aumento de 7,5% em comparação ao ano anterior. A taxa de breakage, que mede a porcentagem de pontos/milhas que expiraram, ficou em 15,6% em 2022, seguindo a média dos resultados anteriores.
Imagem: Freepik