Connect with us

Economia

Restaurantes e bares abrem mais de 6 mil vagas de emprego com carteira assinada

Outubro foi o nono mês consecutivo de destaque por novas vagas no setor; São Paulo foi o estado com maior saldo de contratações

Published

on

Garçom loiro servindo feliz três pessoas (duas mulheres pardas e um homem negro) em um jardim com foodtruck

De acordo com dados apresentados pelo Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e analisados pela Associação Nacional de Restaurantes (ANR) e a consultoria Future Tank, o setor de serviços de alimentação (bares e restaurantes) segue se destacando na abertura de postos de trabalho pelo nono mês seguido em outubro. O saldo positivo dessa vez foi de 6.374 novas oportunidades de emprego abertas no mês. Entretanto, comparado ao mesmo período de 2022 (10.441), o resultado foi menor (39%).

No âmbito estadual, 21 das 27 Unidades da Federação registraram abertura de vagas nos restaurantes e bares em outubro: São Paulo (2.449) foi o estado com maior número de contratações, seguido por Santa Catarina (640) e Minas Gerais (450).

No acumulado do ano até outubro, os restaurantes e bares geraram 60.780 postos de trabalho no Brasil. Os dados refletem o crescimento das vendas na área – 4% no acumulado do ano até setembro. Mas, em relação ao mesmo período de 2022 (96.598), a abertura de vagas este ano foi menor (37%).

Todas as unidades da Federação registraram novas oportunidades de trabalho nos restaurantes e bares no acumulado do ano até outubro. São Paulo (19.079) também foi o estado com maior saldo de contratações, seguido por Rio de Janeiro (7.279) e Minas Gerais (6.145).

“Restaurantes e bares estão mostrando recuperação progressiva durante os últimos meses. O destaque positivo é que segue como o setor que mais cria oportunidades de primeiro emprego para jovens. Essa recuperação não apenas contribui para impulsionar a economia, mas também oferece aos candidatos uma valiosa experiência profissional e a chance de desenvolverem habilidades relevantes”, afirma Fernando Blower, diretor executivo da Associação Nacional de Restaurantes (ANR).

NRA Chicago

Imagem: Envato