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Retail Media, a terceira onda da publicidade digital, ganha destaque na NRF 2024

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Retail Media

Você já ouviu falar em Retail Media? O tema é um formato de publicidade digital que permite que marcas e varejistas colaborem para criar e veicular anúncios personalizados em canais digitais e físicos. Esse modelo de publicidade vem ganhando força no mundo todo, incluindo o Brasil, e está se tornando uma importante opção para anunciantes que buscam alcançar seu público-alvo de forma mais eficaz.

E como era de se esperar, o tema recebe destaque o Retail Big Show da NRF 2024.

Crescimento global

No mundo, o Retail Media está crescendo a um ritmo acelerado. De acordo com um estudo da eMarketer, o mercado global de Retail Media deve movimentar US$ 110 bilhões em 2026, representando um crescimento de 11,5% ao ano. Esse crescimento é impulsionado por uma série de fatores, incluindo a crescente importância do comércio eletrônico, a consolidação do varejo e o avanço da tecnologia.

Crescimento no Brasil

No Brasil, o Retail Media também está em expansão. De acordo com um estudo da Nielsen, o mercado brasileiro de Retail Media deve movimentar R$ 1,6 bilhão em 2024, representando um crescimento de 20% em relação a 2023. O crescimento do Retail Media no Brasil é impulsionado por fatores semelhantes aos que estão impulsionando o crescimento global, como o aumento das vendas online, a consolidação do varejo e o avanço da tecnologia.

Penetração de mercado e resultados

Ainda que o Retail Media esteja crescendo rapidamente, sua penetração de mercado ainda é baixa, com fortes oportunidades de crescimento. O mercado ainda está em maturação quanto a esta tendência, o que oferece às empresas grandes oportunidades.

De acordo com um estudo da McKinsey, apenas 25% dos varejistas globais oferecem soluções de Retail Media. No Brasil, a penetração de mercado é ainda menor, com apenas 15% dos varejistas oferecendo soluções de Retail Media.

Os resultados, entretanto, para aqueles que adotam a prática são avassaladores. Os retornos sobre investimento gerados são dezenas de vezes superiores às campanhas tradicionais de marketing. Sim! Dezenas!

E isso em muito pela incrível precisão de perfis de seleção feitos pela inteligência artificial das ferramental de Retial dos Varejistas e Marketplaces, com consequente conversão. A comunicação certa para quem já está no momento de decisão de compra. O empurrão final para a não desistência da jornada.

Análise do Retail Big Show 2024

O Retail Big Show 2024, evento anual organizado pela National Retail Federation (NRF), contará com diversas palestras sobre o tema, que tem se tornado o queridinho de feiras brasileiras e internacionais.

Um dos destaques do evento será a palestra  “Como a 7-Eleven está redefinindo a mídia de varejo”. Maior varejista de conveniência do mundo e número um de consumo imediato nos EUA, com mais de 13.000 lojas, a 7-Eleven está em uma posição única para fornecer aos parceiros uma solução diferenciada em todo o funil de marketing e inovação, e contará como tem sido sua experiência de plataforma Retail, com conjunto integrado de gestão de dados e insights.

Mercado Livre também trará o tema a pauta na palestra “Novas oportunidades de mercado: Monetizando a personalização através da mídia de varejo”, contando um pouco de seu sucesso na exploração de dados primários como uma maneira para gerar fluxos de renda totalmente novos para a empresa e para os varejistas. Conteúdo, mídia e varejo criando um novo serviço que deve superar os gastos com publicidade convencional nos próximos anos.

Outra palestra sobre o tema que promete será a “A era de ouro das redes de mídia de varejo: como o varejo físico está liberando todo o potencial das RMNs”. Encabeçada pelas lendárias Walgreens e  Walmart, a palestra trará a visão do Retail Media sobre o ponto de vista das RMNs (Retail Media Networks), plataformas de tecnologia de publicidade (AdTech) que pertence são operadas pelos varejistas, movimento que só cresce no mercado internacional.

O tema, ainda circundará uma série de outras palestras, de maneira específica (como titulação) ou dentro de contextos voltados para o Digital Business e Ecossistemas de Marketplace.

Conclusão

A adoção das práticas de Retail Media pelas empresas é um caminho sem volta. Mais do que tendência, ela é realidade. Uma realidade inevitável, porém linda para aqueles que conseguirem entender o seu jogo e suas nuances.

O destaque dado na NRF para o tema é só a comprovação de algo que muitos já sabem: a terceira onda da publicidade digital vem aí!

Imagem: Envato


Patricia Cotti – Diretora de Business Modeling Driven.CX. Professora dos Cursos de MBA, Pós-Graduação e Corporativos do Labfin.Provar/FIA, USP EACH, ESPM, ESECOM; Embaixadora do Mulheres no E-commerce; Palestrante e Especialista nas áreas de modelos de negócios de varejo, tendência de consumo, comportamento do consumidor, inovações e mercado físico-digital.