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Marketing

Retail Media: como essa ferramenta pode ajudar nas principais dificuldades do varejo

Falta de clientes, baixo lucro e anúncios ineficientes podem ser resolvidos com o Retail Media, uma solução para os varejistas

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Caminhão de lanches vermelho com anúncio da Coca-Cola

O Retail Media (mídia de varejo, do Inglês) é uma forma de mostrar anúncios em locais estratégicos, como no local de compra, ou próximo dele, ou em locais em que o consumidor precisa escolher entre concorrentes. Essa forma de marketing pode ser feita no presencial ou online, e colabora com diversos setores do varejo, além de resolver diversas dores dos varejistas. Questões como a falta de clientes, baixo lucro e propagandas ineficientes podem ser enfrentadas por meio do retail media, utilizando o comportamento dos seus consumidores a seu favor.

Leila Guimarães, managing director da Adsmovil Brasil, adtech que atua no universo de dados para publicidade digital e possui soluções em retail media, resume esse ecossistema:  “O Retail Media vem ajudando as marcas anunciantes a encontrarem suas audiências de forma muito assertiva, já que possuem dados reais de compra e conseguem traçar um perfil certeiro para campanhas de publicidade no ambiente programático, antecipando os comportamentos de compra dos consumidores. Do ponto de vista do varejista, a implantação de retail media em seus ativos é uma forma de monetização de sua base de dados, trazendo novas receitas e diversificando seus negócios.”

Os grandes players que atuam no varejo já contam com o retail media para trazer uma fatia importante de suas receitas, dedicando áreas enormes às suas soluções de “ads”. O momento agora é de grandes oportunidades para médios e até pequenos players do varejo, que podem alavancar seus negócios por meio da oferta de soluções de mídia e publicidade para anunciantes, algo inimaginável anteriormente. 

“Um grande entrave para a entrada de novos varejistas neste mercado é a percepção de que é necessário um investimento alto e equipes enormes para a implantação. Embora realmente seja algo complexo, hoje existem soluções que decodificam e facilitam a implementação desta nova fonte de receitas para os varejistas como as Retail Media Networks, empresas que agrupam retailers e oferecem soluções de tecnologia para esta implantação”, afirma Leila. 

Para Alberto Pardo, CEO e fundador da Adsmovil, a tecnologia vai mudar a forma como os varejistas anunciam. “A previsão é que, em 2026, este tipo de publicidade digital ultrapasse $100 bilhões, o que mostra uma tendência de se anunciar dessa forma. Não vai ser viável fazer anúncios como antigamente porque o gasto é muito maior.”

Imagem: Kelsey Todd na Unsplash