Franchising
Segundo índice da Cielo, Carnaval impulsionou vendas do varejo
Faturamento aumentou 7,7% em relação a 2023, afirma Índice Cielo do Varejo Ampliado
O Carnaval deste ano impulsionou o faturamento do varejo em 7,7%, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), em comparação com o ano anterior. A análise abrangeu os dias 9 a 14 de fevereiro de 2024 e 17 a 22 de fevereiro de 2023 em escala nacional, considerando termos nominais, refletindo a receita de vendas observada pelos varejistas.
O setor de supermercados e hipermercados liderou o crescimento, com um aumento de 11,1% durante o feriado prolongado. Outros setores em destaque foram recreação e lazer (7,4%) e turismo e transporte (4,4%). Enquanto isso, alimentação (bares e restaurantes) teve um crescimento mais modesto, de 0,9%.
Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo, atribui o aumento nas vendas do setor de supermercados e hipermercados ao aumento da inflação em janeiro e ao Carnaval ocorrendo mais cedo em 2024, quando as pessoas ainda não gastaram totalmente seus salários.
Entre as capitais brasileiras, Salvador teve o crescimento mais expressivo, com 8,4%, seguida pelo Rio de Janeiro (8,3%) e Florianópolis (7,7%). No entanto, o Recife foi a única cidade onde o setor de supermercados e hipermercados teve uma queda, com uma retração de 5,8%.
O Rio de Janeiro liderou em variação de faturamento tanto em recreação e lazer (4,9%) quanto em alimentação (0,9%), enquanto Florianópolis se destacou no setor de turismo e transporte, com um aumento de 4,4%. Por outro lado, São Paulo foi a única capital com queda no faturamento do segmento de turismo e transporte, com uma diminuição de 1,1%.
Imagem: Reprodução/g1