Economia

Serviços crescem e varejo tem 2ª queda seguida, mostra índice do Santander

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PMEs online 2024; serviços

A edição de maio do IGet, índice divulgado pelo Santander em parceria com a Getnet, apontou trajetórias distintas para os setores de varejo e serviços no Brasil. O índice mostrou crescimento de 3,1% nos serviços às famílias em relação ao mês anterior, revertendo parte das perdas acumuladas desde o início do ano. Na comparação com maio de 2024, no entanto, o setor ainda registra queda de 6,1%, com cinco resultados negativos consecutivos nessa base.

No segmento de serviços, alojamento e alimentação teve alta de 2,8% no mês, mas ainda não recuperou a retração registrada em abril. Outros serviços avançaram 2,5%.

No varejo, o índice ampliado apresentou retração de 1,3% em relação ao mês anterior, registrando a segunda queda seguida. Mesmo com a desaceleração mensal, o setor ainda acumula crescimento de 5,5% na comparação interanual. O índice restrito caiu 0,4% em relação a abril, com três quedas consecutivas. Em relação a maio do ano passado, também houve crescimento de 5,5%.

A análise da composição do índice restrito revela desempenho positivo em vestuário (2,6%), móveis e eletrodomésticos (1,8%), outros bens de consumo pessoal (4,4%) e artigos farmacêuticos (2,3%). Já os segmentos de combustíveis (-0,6%) e supermercados (-2,0%) apresentaram queda no mês.

No índice ampliado, o setor de automóveis, partes e peças teve leve crescimento de 0,5%. Em contrapartida, materiais de construção registraram queda de 1,6%.

Sobre as perspectivas, Gabriel Couto, economista do Santander, afirmou que a : “Seguimos avaliando que a política monetária restritiva deve impactar a atividade econômica à frente, mas o mercado de trabalho aquecido tende a impedir uma desaceleração forte e repentina. Adicionalmente, novos impulsos como a nova linha de crédito consignado para trabalhadores do setor privado tendem a se configurar em fatores adicionais de sustentação da demanda. A inflação pressionada, por outro lado, pode ser um fator limitante ao crescimento do varejo e dos serviços, em conjunto com potenciais efeitos negativos da guerra comercial”.

Imagem: Freepik

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