Connect with us

Economia

Setor de serviços cresce 2,3% em 2023, segundo IBGE

Com resultado mais tímido em dezembro, o resultado anual foi positivo, marcando a terceira alta do ano consecutiva

Published

on

Mulher fazendo entrega de delivery

De acordo com pesquisa divulgada pelo IBGE na última sexta-feira, o setor de serviços teve a terceira alta anual consecutiva (2,3%) em 2023, algo que não acontecia desde 2012-2014, ficando 11,7% acima dos níveis pré-pandemia (fevereiro de 2020). No último mês do ano passado, o setor variou 0,3%, num segundo resultado positivo consecutivo, acumulando alta de 1,2%. No acumulado de 12 meses, o saldo fica em 2,3%, perdendo dinamismo entre novembro (3,1%) e dezembro.

O resultado de dezembro de 2023 se confirma como não tão positivo. Se comparado diretamente ao mesmo período do ano anterior, teve retração de 2,0%, sem ajuste sazonal, o que é o pior resultado desde janeiro de 2021.

Os segmentos que tiveram alta em dezembro foram: transportes (1,3%), interrompendo uma sequência de quatro resultados negativos seguidos, com perda acumulada de 5,4%; serviços prestados às famílias (3,5%), acumulando um ganho de 6,8% entre novembro e dezembro, e serviços de informação e comunicação (0,2%), que emplacaram o terceiro avanço seguido, com ganho acumulado de 1,8%.

Por outro lado, os segmentos pesquisados que tiveram baixa foram profissionais, administrativos e complementares (-1,7%) e os outros serviços (-1,2%).

O gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo, comenta os resultados: “O resultado de 2023 seguiu a tendência observada em 2022. Com a retomada pós-isolamento da pandemia, há uma redistribuição da renda disponível das famílias, com redução das aplicações financeiras e aumento do consumo de bens e serviços, que estavam mais represados nos períodos de maior incerteza”. (Via IBGE)

“O que colocou o setor de serviços em patamares elevados foram, principalmente, atividades que se fortaleceram no contexto do pós-pandemia. Houve, por exemplo, aumentos consideráveis nos serviços voltados às empresas, notadamente os serviços de TI”, esclarece o gerente da pesquisa. (Via IBGE)

Imagem: Envato

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *