E-commerce
Shein e Temu têm alta sobreposição de clientes com TikTok Shop
Mesmo enfrentando uma possível proibição nos EUA, um relatório da Earnest Analytics constata que a plataforma está dominando as compras em redes sociais
Um estudo da Earnest Analytics descobriu que 28% dos consumidores da Shein também fizeram compras no TikTok Shop nos últimos 12 meses até fevereiro, uma das sobreposições mais altas em vestuário. Temu tem a segunda maior sobreposição de clientes com compradores do TikTok, com 25%.
Em fevereiro, mais de 81% das vendas do TikTok Shop vieram de clientes existentes, um aumento em relação aos 64% em novembro. O alto percentual de vendas de clientes existentes está ligado a uma taxa de retenção relativamente alta, de acordo com o relatório.
Em setembro passado, o TikTok Shop foi lançado nos EUA, permitindo que os usuários do aplicativo de mídia social dos EUA comprem produtos diretamente dentro do aplicativo. Dentro do TikTok Shop, os compradores podem navegar por várias categorias, incluindo eletrônicos, alimentos, vestuário feminino e beleza, segundo o site do TikTok.
Desde sua estreia, a plataforma tem dominado as compras sociais, de acordo com a Earnest. Até fevereiro, o TikTok Shop vendeu mais de 68% do valor bruto de mercadorias de compras sociais. Em comparação, o valor bruto de mercadorias combinado do Instagram Checkout, Facebook Shop e Flip App foi inferior a 1% do mercado, segundo o relatório.
O relatório da Earnest também lança alguma luz sobre onde a maioria dos clientes do TikTok faz compras. No último ano, a maioria (97%) dos compradores do TikTok também fizeram compras na Amazon, descobriu a empresa de pesquisa em sua análise. Mais da metade dos compradores do TikTok (55%) também fizeram compras no Etsy durante o mesmo período, seguido por Temu (39%), Old Navy (38%), Shein (37%) e eBay (32%).
“Apesar da alta sobreposição de clientes com algumas marcas de vestuário de baixo custo como Shein, o uso do TikTok Shop não parece afetar negativamente os gastos na marca até o momento”, diz o relatório. “A longo prazo, certas marcas podem ser capazes de alcançar um público mais amplo através deste canal, enquanto outras podem estar em risco de perder dólares do consumidor completamente à medida que mais atenção/tempo do consumidor se desloca para a plataforma.”
Embora algumas marcas possam se beneficiar da presença do TikTok Shop, o aplicativo enfrenta uma possível proibição nos EUA. No mês passado, os representantes da Câmara Mike Gallagher e Raja Krishnamoorthi apresentaram a Lei de Proteção aos Americanos de Aplicativos Controlados por Adversários Estrangeiros, que compeliria a empresa controladora ByteDance a vender a plataforma ou enfrentar a proibição nos EUA. O projeto de lei foi aprovado pela Câmara e foi enviado ao Senado. Em resposta à possível proibição, o TikTok criou uma campanha publicitária destacando os benefícios do aplicativo para os usuários dos EUA.
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Imagem: Reprodução / Pixeld
Tatiana Walk-Morris para Retail Dive
Tradução por Central do Varejo