Inovação
ShopTalk 2024 traz tendências e estratégias para o varejo
Varejistas, marcas e gigantes digitais reuniram-se no ShopTalk para uma conferência com o objetivo de moldar o futuro do cenário do varejo. Com uma participação impressionante de mais de 10.000 participantes, o evento abordou as as mudanças no comportamento do consumidor e as táticas para envolvê-los efetivamente por meio da inteligência artificial e em vários pontos de contato da experiência. A seguir, reunimos as principais conclusões prontas para influenciar o cenário do varejo nos próximos meses e anos.
Priorizar qualidade sobre a quantidade
Ao longo dos anos, os varejistas concentraram-se em fornecer uma ampla variedade de produtos aos seus consumidores. Opções infinitas na loja física e online diluíram completamente a experiência de compra, concentrando-se apenas no produto em vez de oferecer o melhor absoluto. Para gigantes do varejo como a Macy’s, trazer de volta a humanidade e emoção para o cenário do varejo será uma estratégia-chave daqui para frente.
Os varejistas e as marcas devem reconhecer que os consumidores muitas vezes são sobrecarregados pelo grande número de opções no mix de produtos que lhes são apresentadas. Estudos mostram que a fadiga de decisão tem aumentado muito antes do boom da Amazon. Um estudo de 2000 da Universidade de Columbia e da Universidade Stanford mostrou que “pessoas com mais escolhas muitas vezes eram menos propensas a decidir comprar qualquer coisa.” Por outro lado, experiências e produtos selecionados dão aos compradores um alívio ao oferecer um ponto de vista claro e satisfazer o desejo dos consumidores por descoberta.
O poder do Storytelling
A criação de uma narrativa de marca cativante continua sendo fundamental para impulsionar o comércio. Os consumidores anseiam por histórias que construam uma conexão emocional e promovam memórias significativas. A Mattel compartilhou detalhes de seu enorme sucesso ao longo do último ano, desde filmes até novos lançamentos de produtos e campanhas internacionais, todos enraizados em uma história cativante. Eles mudaram a narrativa da Barbie para o consumidor atual e, embora tenha sido décadas em construção, no último ano ela finalmente chegou.
Tudo é IA
Em cada esquina do ShopTalk, a IA foi um tópico de conversa recorrente. Cada sessão e estande mostraram como as tecnologias de IA estão revolucionando nossa compreensão e previsão do comportamento de compra, permitindo decisões de negócios mais inteligentes. O Google compartilhou que a IA está potencializando a personalização do comprador e conectando toda a jornada do consumidor pela experiência online.
Compras em redes sociais
À medida que o vídeo se torna a mídia social preferida, as percepções dos consumidores e os hábitos de consumo de conteúdo estão evoluindo, promovendo ajustes nas estratégias de publicidade e promoção de produtos. Do TikTok ao YouTube, o vídeo comprável se tornou ubíquo, com o surgimento de criadores nessas plataformas amplificando sua influência. Um relatório da Influencer Marketing Factory descobriu que impressionantes 82% dos consumidores globalmente descobriram e compraram um produto via mídia social. Enquanto a proliferação de conteúdo de vídeo e influências de criadores está pronta para um crescimento ainda maior, perguntas permanecem sobre seu impacto a longo prazo nas plataformas sociais. O comércio matará a plataforma de mídia social? Os usuários ficarão frustrados da mesma maneira que ficaram com a oferta infinita? Somente o tempo dirá.
O ShopTalk iluminou tendências críticas que estão reconfigurando o cenário do varejo. Desde priorizar a qualidade sobre a quantidade nas ofertas de produtos até aproveitar o poder da narrativa para forjar conexões emocionais, a conferência destacou a importância de entender e adaptar-se às preferências do consumidor em evolução. Com essas informações em mente, o caminho a seguir é pavimentado com oportunidades para redefinir o comércio e enriquecer a experiência do consumidor.
Imagem: Reprodução / Coresight
Informações: Amanda Seevers e Zach Pappas Para WD Partners
Tradução e adaptação: Central do Varejo