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Franchising

Simpatias e tradições à mesa levam brasileiro às compras no Natal

Nos supermercados, produtos como uva passa, lichia, vinhos, champanhes e panetones lideram as vendas

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Panetone de NatalSoprar canela na porta para atrair prosperidade. Estourar champanhe na virada. Comer meia-noite uma ceia de Natal. O aumento das vendas de produtos sazonais durante o natal e fim de ano, especialmente os alimentícios, reflete não apenas a busca por sabores tradicionais para compor a ceia da família, mas também a influência de práticas culturais e crenças associadas a esta época do ano.

Os supermercados, por sua vez, têm papel fundamental na criação de estratégias que capturam a atenção e fidelizam os consumidores, transformando as celebrações em momentos especiais para fomentar as compras. Associação representante do setor supermercadista, a ASSERJ espera incremento de 10% nas vendas dos supermercados no mês de dezembro, com projeção de consumo em alta no mês de janeiro.  

No caso de produtos alimentícios como frutas e sementes, a sazonalidade, a oferta abundante desses produtos durante o período festivo e a concorrência entre os varejistas leva a promoções e descontos que favorecem as compras. Além da lichia, frutas como uva, cereja e figo, assim como frutos secos, panetones, frutas cristalizadas e bebidas especiais, como vinhos e champanhes, figuram entre os produtos mais vendidos nesta temporada. 

“É um período extremamente favorável ao setor, em função das tradições que reúnem as famílias em torno da mesa, desde confraternizações de empresas, a férias escolares, ceias de Natal e Ano Novo até o churrasquinho ou peixada dos finais de semana de verão. Os supermercadistas que souberem aproveitar têm tudo para atrair e fidelizar estes clientes, ampliando seu mailing de relacionamento, fomentando o cadastro em aplicativos e clubes de vantagens, entre outras ações que geram resultados ao longo do ano”, recomenda o presidente da ASSERJ, Fábio Queiroz.

Imagem: Envato