Operação

Starbucks alcança US$ 1 bilhão em vendas com serviço de delivery

Publicado

on

atendente do Starbucks segurando copo da rede; Zamp negocia para assumir operações da marca no Brasil

A Starbucks informou que suas vendas anuais por delivery ultrapassaram US$ 1 bilhão no ano fiscal de 2025, encerrado em 30 de setembro. No quarto trimestre fiscal, as vendas por entrega cresceram quase 30% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo executivos da companhia.

O avanço do serviço de delivery ocorre em meio a um movimento de recuperação da operação da Starbucks nos Estados Unidos. As vendas em lojas comparáveis no país ficaram estáveis no quarto trimestre, após sete trimestres consecutivos de queda, marcados pela preferência dos consumidores em preparar café em casa ou migrar para concorrentes.

A empresa começou a testar entregas há cerca de uma década, mas expandiu o serviço de forma mais lenta que outras redes de alimentação. O delivery passou a estar disponível nacionalmente por meio do Uber Eats em 2020, do DoorDash em 2023 e do Grubhub em 2024. Atualmente, a maioria das cafeterias operadas pela companhia nos Estados Unidos oferece o serviço.

Nos Estados Unidos, a adesão ao delivery de café tem sido menor do que em mercados como a China, onde a modalidade é mais consolidada. A empresa apontou que, no mercado americano, opções como drive-thru e pedidos móveis oferecem conveniência semelhante, sem cobrança de taxa de entrega.

De acordo com a Starbucks, o valor médio de um pedido feito por delivery é quase o dobro do registrado em transações presenciais. Mais de 40% dos pedidos de entrega incluem alimentos.

Apesar da desaceleração nos gastos com restaurantes, o segmento de delivery mantém desempenho estável. A Starbucks destacou que descontos e promoções em aplicativos de entrega têm sustentado a demanda, junto com a expansão dessas plataformas para novas categorias, como bebidas alcoólicas e mercearias.

Imagem: Reprodução
Informações: Amelia Lucas para CNBC
Tradução livre: Central do Varejo

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *