Connect with us

Economia

Starbucks anuncia planos de abrir mil lojas na Índia até 2028

Já presente nas metrópoles do país, gigante das cafeterias busca abrir novas unidades em cidades menores

Published

on

Fachada de uma loja Starbucks na Índia

A rede de cafeterias Starbucks, uma das principais do mundo em seu segmento, planeja expandir suas operações no mercado asiático, com foco na Índia, onde tem planos de inaugurar mil novas lojas nos próximos cinco anos (até 2028). Além disso, a empresa tem a intenção de dobrar sua equipe de trabalho no país, atingindo aproximadamente 8,6 mil funcionários.

Atualmente, a rede opera cerca de 390 lojas em 54 cidades na Índia, por meio de uma parceria estratégica com o parceiro local Tata Starbucks. As unidades já existentes estão majoritariamente localizadas em grandes centros urbanos. No entanto, como parte da nova estratégia de expansão, a companhia planeja aumentar sua presença em cidades de médio porte.

O CEO da empresa, Laxman Narasimhan, destacou o crescimento do mercado indiano nos últimos 11 anos, tornando-se um dos mercados de maior expansão para a Starbucks em escala global. “Com uma classe média em crescimento, temos orgulho de ajudar a cultivar a cultura do café, ao mesmo tempo que honramos sua rica herança”, afirmou.

Embora a Starbucks tenha concentrado sua estratégia internacional na China nos últimos anos, tornando-se seu segundo maior mercado com mais de 6,8 mil lojas até 1º de outubro, Narasimhan expressa otimismo sobre a expansão em outros mercados internacionais. O executivo vislumbra que a empresa se torne uma presença ainda mais significativa em escala global, aproveitando oportunidades em diferentes regiões.

No Brasil, a marca Starbucks é de propriedade da gestora SouthRock Capital até o fim do mês de fevereiro. Em recuperação judicial desde agosto do ano passado, a operadora não poderá mais utilizar a marca em lojas nem explorar seus produtos. No final de 2023, a SouthRock anunciou o encerramento de diversos serviços da marca Starbucks, como o programa de fidelidade Starbucks Rewards e o aplicativo da cafeteria no Brasil.

NRA Chicago

Imagem: Divulgação