• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Lisboa 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Lisboa 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Quem Somos
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos

Economia

Para estudo, 30% das farmácias não sobrevivem aos primeiros 2 anos
Advertisement

Economia

Mercado financeiro reduz projeções de inflação e eleva expectativa de crescimento do PIB

Economia

Balanço COP30: o varejo como agente de mudança socioambiental

Economia

IGet registra avanço na atividade de varejo e serviços em novembro

Economia

PIB do Brasil cresce 0,1% no terceiro trimestre, aponta IBGE

Economia

Ibovespa supera 161 mil pontos pela primeira vez

Economia

Boletim Focus aponta redução na estimativa de inflação para 2025

Economia

Prévia de novembro coloca finalmente inflação dentro da meta do governo

Economia

Lula sanciona isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil

Economia

84% das pessoas devem aproveitar os descontos da Black Friday deste ano

Economia

Para estudo, 30% das farmácias não sobrevivem aos primeiros 2 anos

Segundo pesquisa da Close-Up International, mais de 5 mil farmácias fecharam as portas entre os anos de 2021 e 2022

Publicado

2 anos atrás

on

13 de julho, 2023

Por

Redação

Nos últimos dois anos, as farmácias brasileiras testemunharam uma abertura recorde de lojas, porém, muitos estabelecimentos têm dificuldades em se manter. De acordo com um novo levantamento da Close-Up International, quase 30% dessas farmácias fecharam suas portas nesse período.

Os dados revelam que o país teve 18.176 novas farmácias entre 2021 e 2022, o que equivale a 19,9% do total de estabelecimentos do setor. No entanto, 5.125 encerraram suas atividades nesse mesmo período. O estudo considera como fechamento as farmácias que não comprovaram faturamento nos três meses anteriores.

Atualmente, o varejo farmacêutico conta com 72.911 lojas maduras, que permanecem em operação após dois anos. Especialistas acreditam que a maior relevância que o setor adquiriu durante a pandemia foi um gatilho para o boom de inaugurações, mas essa tendência pode ter sido passageira. O presidente do IBEVAR e professor titular da Universidade de São Paulo (USP), Claudio Felisoni de Angelo, entende que o setor pode estar enfrentando um esgotamento em sua ascensão. Com grandes redes se consolidando em detrimento de estabelecimentos independentes, o espaço para inovação está se fechando. Além disso, a compressão da renda devido à inflação e aos juros torna o cenário ainda mais incerto.

O índice de fechamento de farmácias reflete especialmente nas pequenas e médias empresas. Das 1.129 lojas abertas pelas redes menores nos últimos dois anos, 601 não resistiram, o que representa um percentual de 53%. Entre as farmácias independentes, a taxa de mortalidade chega a 33%. No entanto, em números absolutos, as farmácias independentes são as mais afetadas, sendo responsáveis por 80% do total de 5.125 estabelecimentos fechados. Redes tradicionais têm sido as principais protagonistas dessa onda de fechamentos. Desde fevereiro, mais de 80 lojas da Poupafarma estão fora de operação na Baixada Santista, Região Metropolitana e interior de São Paulo.

Empresas como a Poupafarma estão em recuperação judicial e até o momento só reativaram uma loja, enquanto planejam se desfazer de algumas unidades. A Nissei, por sua vez, fez uma oferta de R$ 18,9 milhões por 55 lojas. Outra empresa afetada é a Bifarma, que estava entre as 20 líderes de faturamento no setor. Sua receita despencou 66% em um ano, e ela também enfrenta um processo de recuperação judicial. De 250 lojas em 50 municípios de São Paulo e Minas Gerais em 2021, a Bifarma agora se resume a 30 pontos de venda. O movimento anual de quase R$ 500 milhões caiu para R$ 165 milhões. O cenário das farmácias brasileiras reflete limitações na visão de negócio de alguns empresários do setor.

No entanto, o consultor Adriano Schinetz acredita que a responsabilidade não se limita apenas à concorrência acirrada. Em sua opinião, as supostas ameaças devem ser vistas como oportunidades para conectar-se com novos clientes e aprender com elas. Schinetz afirma que a chegada de uma nova farmácia em uma comunidade tende a aumentar o fluxo de consumidores na região. Além disso, ele acredita que a renda média dos brasileiros só é um obstáculo para aqueles que não sabem precificar adequadamente. Por meio de ferramentas de medição disponibilizadas pela sua consultoria, Schinetz identifica três aspectos cruciais que afastam os clientes das farmácias: preço, falta de produtos e opções de pagamento. Ele enfatiza que o gestor precisa ser flexível para lidar com o primeiro e o terceiro motivo, mas a ruptura exige um planejamento estratégico detalhado, que envolve obter dados precisos sobre os hábitos de consumo e ter uma interação mais eficaz com os distribuidores.

Imagem: Freepik

Relacionados:DestaquesÚltimas Notícias
Próximo

Primeiro trimestre têm 800 marcas inaugurando lojas em shoppings

Não perca

Justiça dá à Americanas mais 6 meses de proteção contra cobranças

Continue Reading

Você pode gostar

  • Americanas iFood Americanas iFood

    Americanas e iFood firmam parceria para ampliar oferta de produtos e conveniência

  • sell in sell in

    Sell in: como otimizar essa estratégia e impulsionar resultados no varejo

  • Trabalhadores de varejo Trabalhadores de varejo

    Cortes de empregos no varejo dos EUA sobem quase 140% em 2025

  • Decathlon Decathlon

    Decathlon lança campanha de Natal com foco em conexão por meio do esporte

  • Galeria Magalu Galeria Magalu

    Galeria Magalu inaugura unidade na Avenida Paulista com integração entre varejo, cultura e tecnologia

  • Robô Robô

    Robô com IA inicia operações em supermercados, metrô e aeroportos

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
Americanas iFood
E-commerce5 horas atrás

Americanas e iFood firmam parceria para ampliar oferta de produtos e conveniência

sell in
Operação7 horas atrás

Sell in: como otimizar essa estratégia e impulsionar resultados no varejo

Trabalhadores de varejo
Operação8 horas atrás

Cortes de empregos no varejo dos EUA sobem quase 140% em 2025

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising2 anos atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising10 meses atrás

Melhores franquias de 2025: conheça opções de sucesso

Fruki
Vídeos2 meses atrás

Podcast Central do Varejo #57: Fruki

Inter Store
Vídeos2 meses atrás

Podcast Central do Varejo #56: Inter Store e InPulse

livo
Vídeos2 meses atrás

Podcast Central do Varejo #55: Livo

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos
 
Necessário login de 'Candidato' para se candidatar a esta vaga. Clique aqui para sair E tente novamente
 

Faça login na sua conta

  • Esqueceu sua senha? | Inscrever-se

Redefinir senha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Digite o nome de usuário ou e-mail que você usou em seu perfil. Um link de redefinição de senha será enviado a você por e-mail.

Inscreva-se na sua conta

Escolha o seu tipo de conta
  • Candidato Quero descobrir empresas incríveis.
  • Empregador Quero atrair os melhores talentos.
  • Forneça as chaves de API do google captcha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Close
 

Respostas

 

ativação de conta

Before you can login, you must activate your account with the code sent to your email address. If you did not receive this email, please check your junk/spam folder. Click here to resend the activation email. If you entered an incorrect email address, you will need to re-register with the correct email address.