Franchising
Texaco vai voltar ao Brasil, após acordo entre Ipiranga e Chevron
Detalhes financeiros não foram divulgados; nova rede de lojas de conveniência também será lançada
A Ipiranga e a Chevron anunciaram um acordo para trazer de volta a marca Texaco ao Brasil. A parceria prevê a abertura de novos postos de combustíveis que ostentarão a bandeira Texaco, além do lançamento de uma nova rede de lojas de conveniência, a Star Mart, da Chevron Brands International, que será operada pela Ipiranga.
Embora os detalhes financeiros do acordo ainda não tenham sido divulgados, a iniciativa marca um passo importante na parceria entre as duas empresas, que já mantêm relações comerciais no Brasil através da Iconic, empresa que comercializa lubrificantes, fluidos e graxas das marcas Ipiranga e Texaco, além de distribuir óleos básicos Chevron.
Um dos pontos de destaque no acordo é a oferta dos combustíveis com a tecnologia Techron, da Texaco. Este aditivo é conhecido por suas propriedades detergentes, que prometem manter limpas as peças-chave do motor, prolongando sua vida útil. “Planejamos continuar a construir a força da marca Texaco em estreita colaboração com a Ipiranga”, afirmou em nota Tracey Gardiner, vice-presidente de lubrificantes da Chevron para as Américas.
Bárbara Miranda, vice-presidente de marketing e desenvolvimento de negócios da Ipiranga, também comemorou a parceria. “É uma oportunidade interessante para complementar a nossa rede de postos, principalmente em mercados onde já temos força com a presença da marca Ipiranga”, disse.
Com 86 anos de história no Brasil, a Ipiranga possui uma rede de 6 mil postos espalhados pelo país, além de ser líder em franquias próprias de lojas de conveniência, a AmPm, e de troca de óleo, a Jet Oil. Já a Chevron, com mais de 100 anos de atuação global, tem interesses em 19 blocos de exploração e produção de petróleo e gás em águas profundas na costa brasileira, também operando uma fábrica de aditivos para lubrificantes em Mauá, São Paulo, através da subsidiária Chevron Oronite.
Imagem: Reprodução/Automotive Business