Comportamento

TikTok impulsiona redução de gastos entre consumidores da Geração Z

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Jovens gravando vídeo de dança em celular; TikTok Shop é lançado nos EUA; Swarovski

De acordo com os resultados de uma nova pesquisa com 1.000 consumidores da Geração Z dos Estados Unidos, realizada pela plataforma de ofertas e descontos CouponFollow e divulgada exclusivamente ao Chain Store Age, três em cada cinco entrevistados seguem uma tendência chamada “underconsumption core“. Popularizada na plataforma de vídeos curtos TikTok , a tendência promove a redução de despesas desnecessárias, priorização da segurança financeira e busca pela sustentabilidade.

Em média, os entrevistados relataram economizar US$ 250 por mês, com um em cada quatro economizando mais de US$ 500 mensais após adotar esse estilo de vida. Por gênero, os homens economizaram ligeiramente mais que as mulheres — US$ 300 contra US$ 240 por mês.

Quando se trata de gastos supérfluos, sair para comer foi a categoria mais cortada entre os entrevistados de ambos os gêneros — 56% dos homens e 55% das mulheres reduziram os gastos nessa área.

As principais áreas de redução de gastos entre as mulheres entrevistadas incluem compras online (53%) e moda ou vestuário (51%), enquanto os homens cortaram mais em assinaturas (41%) e compras online gerais (41%).

As assinaturas mais canceladas entre todos os entrevistados foram serviços de streaming de vídeo, como Netflix e Hulu, com 65% optando por sair. Assinaturas de jogos (34%) e plataformas de streaming de música, como Spotify (30%), também tiveram quedas significativas.

Além disso, um em cada quatro entrevistados reduziu os gastos com alimentos e quase 35% estão gastando menos com café.

Motivações principais para reduzir os gastos

Em média, os entrevistados estão gerenciando cerca de US$ 4.000 em dívidas, com quase quatro em cada dez devendo mais de US$ 5.000. Mais de um em cada três (35%) dos entrevistados afirmam que o pagamento de dívidas afetou negativamente sua saúde mental.

As principais motivações dos entrevistados para reduzir os gastos incluem:

  • Segurança financeira (58%);
  • Evitar estresse financeiro e ansiedade (55%);
  • Preparar-se para metas futuras, como aquisição de imóvel ou viagens (40%);
  • Reduzir dívidas (37%);
  • Evitar a cultura do consumo e o materialismo (30%).

Categorias onde a Geração Z está aumentando os gastos

Apesar da tendência geral de consumo mais baixo, mais de um em cada cinco entrevistados admitiram ter aumentado seus gastos nas seguintes categorias de produtos:

  • Calçados (35%);
  • Produtos de beleza e cuidados pessoais (29%);
  • Alimentos ou bebidas especiais (27%);
  • Viagens (25%);
  • Eletrodomésticos ou utensílios de cozinha (23%).

Outros achados

  • Três em cada quatro entrevistados disseram que o TikTok inspirou uma mentalidade mais focada em economia;
  • Um em cada cinco entrevistados identificaram o TikTok como uma influência principal em seus hábitos financeiros;
  • As mulheres foram 35% mais propensas do que os homens a creditar o aplicativo por guiar suas decisões financeiras. As mulheres também foram 20% mais propensas a sentir pressão para seguir tendências do TikTok, como o “underconsumption core”;
  • Quase três em cada quatro entrevistados que adotaram o “underconsumption core” relataram diminuição nas compras por impulso.

Imagem: Envato
Informações: Dan Berthiaume para CSA
Tradução livre: Central do Varejo

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