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Tornando os espaços físicos atraentes em um mundo digitalizado

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Espaços físicos

O mundo digital evoluiu rapidamente para um ambiente que visa nos fornecer tudo o que precisamos, e às vezes consegue. Os consumidores parecem pensar assim: os gastos com e-commerce nos EUA agora ultrapassam um trilhão de dólares anualmente. Catalisado pela pandemia, o trabalho remoto se consolidou. À medida que as experiências online continuam a melhorar, como podemos tornar os espaços físicos tão atraentes que os consumidores queiram visitá-los?

Dois caminhos para motivar as pessoas a frequentarem espaços físicos

Dois caminhos estão disponíveis para os operadores de estabelecimentos físicos. Um é oferecer algo de valor que simplesmente não pode ser experimentado online. Uma imagem de David de Michelangelo é bonita, mas viajar para Florença para realmente ver David é uma revelação. O problema é que Michelangelo fez apenas um. Certamente, algumas das vantagens do mundo físico — interações pessoais, engajamento tátil, imediatismo — escalam melhor do que obras de arte inestimáveis. Mas cada vez mais, esses benefícios sozinhos não são suficientes para fazer as pessoas saírem de casa para, por exemplo, fazer compras.

O segundo caminho é utilitário: torne seu espaço físico mais conveniente do que qualquer alternativa online. Isso já é um grande desafio, e os varejistas digitais estão constantemente elevando o padrão com uma seleção maior e tempos de envio mais rápidos.

Esses dois caminhos — singularidade e conveniência — não são mutuamente exclusivos. Qualquer varejista físico que deseje evitar o destino dos dinossauros deve seguir ambos, embora o ênfase relativo varie de acordo com o propósito. Mas e os varejistas físicos? Como podem oferecer a melhor combinação de singularidade e conveniência para continuar sendo uma escolha atraente para os consumidores?

Adote ferramentas digitais para espaços físicos

Ironicamente, a solução para varejistas físicos é copiar aspectos do próprio reino digital que está trabalhando intensamente para desbancá-los. Várias tecnologias digitais podem impulsionar o valor das lojas físicas. Aqui estão algumas que oferecem o maior retorno sobre o investimento.

Forneça informações de estoque em tempo real para os vendedores: isso requer um sistema sofisticado de gerenciamento de inventário e um aplicativo eficaz para funcionários. Quando uma unidade não tem o tamanho ou a cor desejados pelo comprador, um colaborador armado com dados de inventário pode direcioná-lo para uma localização próxima ou fazer um pedido online na hora. Resultados como este não são um fracasso, mas sim um sucesso: nenhuma loja física pode ter um estoque infinito. Mas a loja impulsiona o cliente ao longo de sua jornada, e a ferramenta digital permite que o vendedor faça a venda — e garanta uma experiência positiva para o comprador.

Dê aos clientes ferramentas de navegação em seus smartphones: as melhores soluções fazem isso sem atrito e os compradores simplesmente escaneiam um QR Code  no local. Com isso, os clientes encontram mais facilmente o que desejam comprar. Mas fornecer essas ferramentas também pode fornecer insights analíticos sobre o comportamento dos visitantes. Por fim, essas soluções de ponta também oferecem recursos para impulsionar os downloads do seu app para clientes. Ao fazer isso, você melhora a experiência na loja e recruta novos clientes omnichannel.

Use realidade aumentada para tornar as compras mais fáceis e divertidas: por exemplo, espelhos inteligentes de RA permitem que os clientes vejam sem esforço como as roupas ficam em diferentes tamanhos, estilos e cores. Certamente, alguns varejistas online estão adotando ferramentas de RA, mas soluções mais ricas em lojas oferecem um fator ‘uau’ que você não consegue em casa e convertem visitas facilmente em transações.

Os vencedores do varejo estão digitalizando suas lojas físicas Apesar do rápido crescimento do comércio online, as lojas físicas geram a grande maioria da receita do varejo. Mas a sobrevivência por si só não é sucesso. Os operadores mais bem-sucedidos estão aproveitando as tecnologias digitais para criar uma combinação imbatível de singularidade e conveniência que os clientes são compelidos a procurar.

Com informações da Pointr para Retail Dive
Imagem: Envato

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