• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Lisboa 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Lisboa 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Quem Somos
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos

Inovação

Um em cada 3 brasileiros opta por autosserviço ao realizar compras
Advertisement

Inovação

Inteligência artificial impulsiona fusões e aquisições no setor de tecnologia no Brasil

Colunistas Inovação

IA nas operações sazonais: eficiência e inteligência para enfrentar os picos

Inovação

Implementação da IA no varejo pode ser feita de maneira gradual, diz especialista

Inovação Web Summit Lisboa 2025

Web Summit Lisboa 2025 apresenta Tilly Norwood, a primeira atriz 100% criada por inteligência artificial

Inovação

Usaflex lança novo posicionamento de marca

Inovação Operação

Walmart lança ferramentas de IA para aprimorar experiência de compras durante as festas

Inovação

Quatro em cada dez empresas não orientam equipes para uso de IA

Inovação

PayPal permitirá que usuários realizem pagamentos dentro do ChatGPT a partir de 2026

Colunistas Inovação

Inteligência Artificial na Black Friday: como otimizar o varejo e blindar a margem

Inovação

Um em cada 3 brasileiros opta por autosserviço ao realizar compras

Custo-benefício, conveniência, praticidade e autonomia são alguns dos aspectos que favorecem o sistema de autoatendimento

Publicado

3 anos atrás

on

19 de maio, 2023

Por

Redação

No Brasil, mais de 7 milhões de consumidores, representando pelo menos 35% do mercado, demonstram preferência por compras feitas por meio de autosserviço, de acordo com o relatório Winning Omnichannel Latam 2022 da consultoria Kantar. Essa solução operacional permite que o cliente realize todo o processo de compra sem a necessidade de intermediários, uma tendência do varejo que vem ganhando destaque nos últimos anos. 

Os clientes destacam custo-benefício, praticidade, conveniência e autonomia como principais qualidades deste modelo, tornando as operações das lojas mais competitivas para os varejistas. Além disso, o autosserviço reduz o tempo de compra e a taxa de desistência do consumidor devido à possibilidade de compra imediata.

No final de 2022, a Rede Smart Supermercados, do Sistema Martins, lançou sua primeira marca de lojas autônomas, chamada Smart Toda Hora. Localizada em um condomínio em Imperatriz, no Maranhão, a loja se mostrou um sucesso. A Smart Toda Hora oferece atendimento autônomo por meio de um aplicativo, ocupando uma área média de 15 a 20 metros quadrados e oferecendo uma variedade de produtos de mercearia e perecíveis.

Os clientes precisam baixar o aplicativo da loja, se cadastrar e, ao escanear o QR Code na porta de entrada, têm acesso à loja. Eles leem os códigos de barras dos itens de interesse e efetuam o pagamento diretamente no aplicativo, através do self checkout.

O relatório da Kantar destaca que os consumidores brasileiros têm aderido ao modelo omnichannel e valorizam a autonomia, o conforto e a conveniência. Portanto, o autosserviço, ao reunir esses benefícios, está se fortalecendo como uma preferência significativa no mercado.

Imagem: Freepik

 

Relacionados:DestaquesÚltimas Notícias
Próximo

Com dados, Yandeh vira trunfo de mercado de bairro contra gigantes

Não perca

Google lança plataforma para PMEs de farmácia venderem online

Continue Reading

Você pode gostar

  • Uma pessoa colocando um cubo com carinha verde em cima de uma pilha com carinha vermelha e amarela; satisfação do cliente Uma pessoa colocando um cubo com carinha verde em cima de uma pilha com carinha vermelha e amarela; satisfação do cliente

    Volume de serviços triplica em Minas Gerais

  • Outlet: por que esse formato cresce no varejo

  • 11.11 11.11

    11.11 registra crescimento de vendas e estabelece novos recordes no e-commerce brasileiro

  • Under Armour Under Armour

    Under Armour amplia reestruturação e encerra parceria com Stephen Curry

  • Aritzia Aritzia

    Aritzia inaugura flagship no Flatiron District, em Manhattan

  • temporárias temporárias

    Amazon abre vagas temporárias em São Paulo para Black Friday

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
Uma pessoa colocando um cubo com carinha verde em cima de uma pilha com carinha vermelha e amarela; satisfação do cliente
Franchising13 horas atrás

Volume de serviços triplica em Minas Gerais

Moda16 horas atrás

Outlet: por que esse formato cresce no varejo

11.11
E-commerce16 horas atrás

11.11 registra crescimento de vendas e estabelece novos recordes no e-commerce brasileiro

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising2 anos atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising9 meses atrás

Melhores franquias de 2025: conheça opções de sucesso

Fruki
Vídeos1 mês atrás

Podcast Central do Varejo #57: Fruki

Inter Store
Vídeos1 mês atrás

Podcast Central do Varejo #56: Inter Store e InPulse

livo
Vídeos2 meses atrás

Podcast Central do Varejo #55: Livo

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos
 
Necessário login de 'Candidato' para se candidatar a esta vaga. Clique aqui para sair E tente novamente
 

Faça login na sua conta

  • Esqueceu sua senha? | Inscrever-se

Redefinir senha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Digite o nome de usuário ou e-mail que você usou em seu perfil. Um link de redefinição de senha será enviado a você por e-mail.

Inscreva-se na sua conta

Escolha o seu tipo de conta
  • Candidato Quero descobrir empresas incríveis.
  • Empregador Quero atrair os melhores talentos.
  • Forneça as chaves de API do google captcha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Close
 

Respostas

 

ativação de conta

Before you can login, you must activate your account with the code sent to your email address. If you did not receive this email, please check your junk/spam folder. Click here to resend the activation email. If you entered an incorrect email address, you will need to re-register with the correct email address.