Inovação
Um em cada 3 brasileiros opta por autosserviço ao realizar compras
Custo-benefício, conveniência, praticidade e autonomia são alguns dos aspectos que favorecem o sistema de autoatendimento
No Brasil, mais de 7 milhões de consumidores, representando pelo menos 35% do mercado, demonstram preferência por compras feitas por meio de autosserviço, de acordo com o relatório Winning Omnichannel Latam 2022 da consultoria Kantar. Essa solução operacional permite que o cliente realize todo o processo de compra sem a necessidade de intermediários, uma tendência do varejo que vem ganhando destaque nos últimos anos.
Os clientes destacam custo-benefício, praticidade, conveniência e autonomia como principais qualidades deste modelo, tornando as operações das lojas mais competitivas para os varejistas. Além disso, o autosserviço reduz o tempo de compra e a taxa de desistência do consumidor devido à possibilidade de compra imediata.
No final de 2022, a Rede Smart Supermercados, do Sistema Martins, lançou sua primeira marca de lojas autônomas, chamada Smart Toda Hora. Localizada em um condomínio em Imperatriz, no Maranhão, a loja se mostrou um sucesso. A Smart Toda Hora oferece atendimento autônomo por meio de um aplicativo, ocupando uma área média de 15 a 20 metros quadrados e oferecendo uma variedade de produtos de mercearia e perecíveis.
Os clientes precisam baixar o aplicativo da loja, se cadastrar e, ao escanear o QR Code na porta de entrada, têm acesso à loja. Eles leem os códigos de barras dos itens de interesse e efetuam o pagamento diretamente no aplicativo, através do self checkout.
O relatório da Kantar destaca que os consumidores brasileiros têm aderido ao modelo omnichannel e valorizam a autonomia, o conforto e a conveniência. Portanto, o autosserviço, ao reunir esses benefícios, está se fortalecendo como uma preferência significativa no mercado.
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