Connect with us

Marketing

Um olhar sobre as ‘marcas globais mais valiosas’ do mundo

Published

on

Marcas globais

A Kantar, uma das principais empresas globais de dados de marketing e análises, publicou seu Relatório de Marcas Globais Mais Valiosas de 2024.

De acordo com o relatório, a Apple solidificou seu status como a primeira marca de trilhões de dólares do mundo. Ocupando o cobiçado primeiro lugar pelo terceiro ano consecutivo, o notável feito da Apple destaca a influência duradoura da tecnologia em nossas vidas diárias.

Juntando-se à Apple no topo do ranking estão os titãs da indústria Google, Microsoft e Amazon.

Notavelmente, o McDonald’s mantém sua posição entre os cinco primeiros, beneficiando-se de seu compromisso contínuo com a inovação. O gigante do fast-food adotou a inteligência artificial (IA) para revolucionar suas operações, empregando quadros de menu dinâmicos e sistemas de previsão de pedidos.

O ranking de 2024 também revela o nascente poder da IA, como evidenciado pela ascensão da Nvidia, que subiu 18 posições para alcançar o sexto lugar.

Com um aumento impressionante de 178% no valor da marca, a notável ascensão da Nvidia destaca o impacto transformador da IA.

O relatório BrandZ deste ano mostra a resiliência das principais marcas, com o valor combinado das 100 maiores marcas globais recuperando-se em impressionantes 20%, alcançando a impressionante marca de USD 8,3 trilhões. Este valor se aproxima do pico de USD 8,7 trilhões registrado em 2022.

No setor de vestuário, a Nike (nº 27) mantém sua posição como a marca líder, embora os concorrentes estejam se aproximando.

Veja também: Conheça a House of Innovation da Nike, o melhor varejo esportivo

A Zara da Inditex (nº 70) teve um crescimento de 47%, impulsionando-a como o segundo maior aumento em termos de mudança de posição dentro das 100 Maiores Globais, subindo 24 lugares para alcançar a 70ª posição.

A Lululemon (nº 92), renomada por sua abordagem inovadora ao athleisure, experimentou um aumento de 24% no valor da marca, garantindo sua estreia no Top 100 Global à medida que mais e mais consumidores adotam o bem-estar.

Dentro da categoria de luxo, a Louis Vuitton (nº 12) reina suprema como a marca mais valiosa, com uma avaliação de marca impressionante de USD 130 bilhões.

A Hermès (nº 17) também se destacou ao aumentar sua exclusividade e comandar preços premium, prosperando tanto nos mercados dos EUA quanto da China. Como resultado, a renomada marca testemunhou um notável crescimento de 23% no valor da marca.

No setor de varejo, a Amazon (nº 4) mantém sua posição como a marca de varejo mais valiosa, com um aumento notável de 6% no valor da marca. Por trás do sucesso da Amazon, destacam-se as fortes performances de Lowe’s, Aldi, TJ Maxx e os gigantes regionais do e-commerce Pinduoduo e Mercado Livre, impulsionados por inovações para melhorar a acessibilidade dos produtos e a sensibilidade aos preços em resposta aos comportamentos dos consumidores em evolução.

Abaixo, um olhar sobre as 10 Marcas Globais Mais Valiosas de 2024 da Kantar BrandZ:

  1. Apple
  2. Google
  3. Microsoft
  4. Amazon
  5. McDonald’s
  6. Nvidia
  7. Visa
  8. Facebook
  9. Oracle
  10. Tencent

Imagem: Envato
Informações: Retail in Asia
Tradução: Central do Varejo