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Um terço dos consumidores gasta mais ao usar carteiras digitais, aponta pesquisa

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Um levantamento realizado pela LendingTree indica que o uso de carteiras digitais está se expandindo entre consumidores nos Estados Unidos, especialmente entre as faixas etárias mais jovens. Segundo a pesquisa, 63% dos americanos já utilizaram uma carteira digital para fazer uma compra. Entre os entrevistados da Geração Z, com idades entre 18 e 28 anos, esse índice chega a 84%. Entre millennials, de 29 a 44 anos, o percentual é de 81%. O uso cai para 60% na Geração X, de 45 a 60 anos, e para 30% entre os baby boomers, de 61 a 79 anos.

O estudo também mostra que 37% dos usuários de carteiras digitais deixaram de comprar em algum estabelecimento por não aceitar esse tipo de pagamento. Além disso, um terço dos usuários afirma gastar mais quando utiliza a carteira digital. Entre pais com filhos menores de 18 anos, esse percentual sobe para 44%, enquanto 39% dos millennials relatam a mesma tendência. Apenas 17% dizem gastar menos ao pagar com carteiras digitais.

Ao comparar carteiras digitais e cartões físicos, 43% dos entrevistados afirmaram que o principal apelo das carteiras digitais é a possibilidade de finalizar compras mais rapidamente. Outros motivos citados foram maior segurança, mencionada por 16%, e o fato de não gostarem de carregar cartões, apontado por 11%.

Apesar disso, a maioria dos usuários não enxerga as carteiras digitais como significativamente mais seguras do que os cartões físicos. Para 50% dos entrevistados, ambos têm nível de segurança similar. Já 43% acreditam que as carteiras digitais são mais seguras, e 8% consideram que são menos seguras.

O estudo aponta ainda que o cartão físico, seja de débito ou crédito, permanece como o método de pagamento mais usado em compras presenciais, preferido por 74% dos consumidores. As carteiras digitais aparecem com 13%, um pouco à frente do dinheiro em espécie, escolhido por 12%. Entre jovens da Geração Z que utilizam carteiras digitais, 25% afirmam que o dispositivo móvel é o meio preferido para compras presenciais. O cartão de crédito é o principal meio para 19%, enquanto o cartão de débito lidera com 40%.

A pesquisa também destaca diferenças por faixa de renda. Entre pessoas que ganham menos de 30 mil dólares por ano, 12% preferem carteiras digitais em compras presenciais, enquanto 10% escolhem o cartão de crédito como meio principal. O cartão de débito é o método dominante neste grupo, citado por 52%.

Sobre o futuro das carteiras físicas e cartões, 64% dos entrevistados disseram esperar ainda carregar esses itens daqui a cinco anos. Entre os que não esperam carregar, o percentual é de 18%, mesmo índice dos que não sabem responder. A Geração Z aparece como a mais inclinada a abandonar o uso de carteiras físicas, com 25% dos entrevistados afirmando que não pretendem carregá-las no período citado.

A pesquisa foi realizada online pela QuestionPro com 2.015 consumidores dos Estados Unidos entre 5 e 10 de novembro de 2025, a pedido da LendingTree.

Imagem: Freepik
Informações: Zachary Russell para CSA
Tradução livre: Central do Varejo

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