E-commerce

Uso de tecnologia e automação logística cresce entre PMEs

Publicado

on

logística

O estudo ‘Rota do E-commerce’, realizado pela Loggi em parceria com a Opinion Box, mostra que 81% dos empreendedores brasileiros já implementaram ou pretendem implementar alguma forma de automação logística, como integrações com sistemas de Planejamento de Recursos Empresariais (ERP) e conexão direta de pacotes com transportadoras.

De acordo com a pesquisa, 18% dos empreendedores afirmam que a adoção de novas tecnologias e a automatização de processos seriam fatores adicionais importantes para expandir seus negócios.

Canais de vendas utilizados pelas PMEs

O levantamento indica que 64% dos empreendedores utilizam as redes sociais como principal canal de vendas, com destaque para Instagram, WhatsApp, Facebook e TikTok. O maior alcance de público foi apontado por 60% dos entrevistados como o principal motivo para a escolha dessas plataformas.

Além das redes sociais, os canais de venda mais utilizados são sites próprios de e-commerce (39%), lojas físicas ou franquias (36%), marketplaces (27%) e aplicativos de celular (27%).

Entre os principais desafios enfrentados pelas PMEs, 45% citam a concorrência no mercado, seguidos por dificuldades financeiras, como acesso a crédito e gestão financeira (30%). Já 23% apontam a limitação de estoque ou produção como barreira para ampliar as vendas nacionais.

Gestão de estoque e inovação

Para lidar com o estoque, 43% dos empreendedores utilizam sistemas de gestão integrados que reúnem venda e entrega de produtos em plataformas de e-commerce e integração de vendas, estoque e logística, como Loja Integrada, Shopify, Nuvemshop, Wix, Vtex, Linx, Bling, Olist, Tiny e Tray.

Outros 19% recorrem a planilhas manuais, enquanto 18% usam sistemas de e-commerce sem integração com outras ferramentas.

Comunicação com clientes e busca por conhecimento

Na relação com clientes, 48% dos empreendedores apostam em vídeos tutoriais, 27% em promoções e descontos exclusivos e 12% em depoimentos de clientes como estratégia de comunicação.

O estudo também mostra que redes sociais são as principais fontes de capacitação em empreendedorismo, sendo utilizadas por 60% dos entrevistados no Instagram, 50% no YouTube e 36% no Facebook. Outros canais citados foram podcasts (24%) e televisão (21%).

A pesquisa ‘Rota do E-commerce’ foi realizada entre abril e maio de 2025, com mais de 100 empreendedores de e-commerce em todo o Brasil que realizam ao menos 30 envios de produtos por mês. O objetivo foi compreender o perfil, os desafios e as estratégias adotadas por pequenos e médios empreendedores em vendas, logística, uso de plataformas digitais, automação e relacionamento com o público.

Imagem: Freepik

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *