Operação

Varejistas deixam ‘bilhões’ na mesa devido ao baixo desempenho de sites

Publicado

on

futuro dos marketplaces; sites

Independentemente do tamanho da marca, o desempenho de sites é um fator-chave para o sucesso no e-commerce.

É o que aponta o 2025 Retail Website Performance Benchmark Report, da empresa de marketing de performance na internet Catchpoint, que analisou o ranking dos 50 maiores varejistas globais da National Retail Federation (NRF) testando a performance por meio de sua Global Agent Network, formada por mais de 3.000 agentes em todo o mundo. Segundo o relatório, alguns dos maiores varejistas do planeta estão deixando “bilhões na mesa” porque seus sites são lentos ou instáveis.

Um dos principais achados foi que grande faturamento não significa velocidade, já que alguns dos dez maiores varejistas enfrentam problemas de lentidão em seus sites. Exemplos são Walmart (#1 em receita, nota 68), Costco (#5 em receita, nota 66) e Seven & I (#8 em receita, nota 51), todos atrás nos rankings de experiência do usuário apesar das receitas bilionárias.

sites

Diversos varejistas de porte médio ou menor estão em nível semelhante ou até superam alguns dos gigantes globais. A Aldi (#4 em receita, #1 em experiência) obteve pontuação perfeita de 100. A europeia Action (US$ 15 bilhões de receita) aparece em 2º lugar com 99 pontos, enquanto a Ikea (#9 em receita, #3 em experiência) supera concorrentes muito maiores.

“Os varejistas estão investindo bilhões em transformação digital, mas muitos continuam cegos para as lacunas de performance que seus clientes realmente sentem”, disse Mehdi Daoudi, CEO e cofundador da Catchpoint. “Seus painéis podem estar verdes, mas se seus compradores estão esperando 10 segundos no celular em Tóquio ou São Paulo, você está perdendo confiança, lealdade e, mais importante, vendas – especialmente em um dos períodos mais movimentados do ano.”

O relatório da Catchpoint Systems mostrou que, enquanto algumas marcas oferecem sites estáveis, responsivos e consistentes em diferentes geografias, muitas outras não conseguem atender sequer às expectativas básicas do usuário. O maior grupo de varejistas ficou com notas entre a faixa média de 60 e baixa de 80, demonstrando paridade ampla, mas com líderes distintos.

Apesar de 91% dos varejistas manterem disponibilidade quase perfeita, isso não garante uma experiência de usuário satisfatória. Mais de um quarto obteve pontuação abaixo de 66, revelando problemas como instabilidade de layout, lentidão no carregamento ou performance inconsistente entre regiões.

“O crescimento do varejo em 2025 será conquistado na última milha da internet”, afirmou Dritan Suljoti, diretor de produto e tecnologia da Catchpoint. “Nossos dados mostram que as marcas não podem se apoiar apenas em tempo de atividade e médias — os clientes sentem o caminho mais lento, não o melhor. Os líderes estão medindo o que os consumidores realmente experimentam e corrigindo antes que isso afete a conversão.”

Imagens: Divulgação e Freepik
Informações: Zachary Russell para CSA
Tradução livre: Central do Varejo

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *