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Varejo americano registra queda nas vendas em junho em quase todos os setores

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compras no Dia do Consumidor; varejo

As vendas do varejo nos Estados Unidos recuaram em junho, primeira queda mensal desde fevereiro, em meio a uma “incerteza prolongada” relacionada à economia, tarifas e políticas comerciais.

De acordo com o CNBC/Retail Monitor, divulgado pela National Retail Federation (NRF), as vendas do varejo essencial (que excluem restaurantes, concessionárias de automóveis e postos de combustíveis) caíram 0,32% em relação a maio. Na comparação anual, no entanto, houve alta de 3,36%. O Retail Monitor utiliza dados reais e anônimos de compras feitas com cartões de crédito e débito, compilados pela Affinity Solutions.

Em junho, houve queda nas vendas mensais em todas as categorias do varejo americano, com exceção da de produtos digitais, como livros eletrônicos e jogos.

As vendas totais do varejo (incluindo restaurantes, mas excluindo automóveis e combustíveis) caíram 0,33% em relação ao mês anterior, embora tenham crescido 3,19% na comparação com junho de 2024.

Nos seis primeiros meses de 2025, as vendas totais acumularam alta de 4,66% em relação ao mesmo período do ano anterior. As vendas do varejo essencial subiram 4,93% no mesmo intervalo. As quedas registradas em junho foram as primeiras desde fevereiro, quando as vendas totais e essenciais recuaram 0,22% em relação a janeiro.

“Os números de junho indicam que a incerteza prolongada em torno da economia, das tarifas e da política comercial pode estar levando os consumidores a adotar uma postura de ‘esperar para ver’ com seus orçamentos domésticos”, afirmou Matthew Shay, presidente e CEO da NRF. “Os fundamentos econômicos ainda não foram abalados, e os consumidores continuam tendo condições de gastar com prioridades, mas a economia está desacelerando gradualmente, e isso tem afetado o psicológico dos consumidores. Embora a aprovação do ‘Big Beautiful Bill’ claramente favoreça o crescimento econômico, políticas comerciais restritivas e não resolvidas continuam sendo um obstáculo relevante.”

Desempenho por categoria no varejo americano:

  • Produtos digitais (como e-books e jogos eletrônicos): alta de 0,26% no mês e de 24,11% em relação a junho de 2024.

  • Artigos esportivos, lojas de hobby, música e livros: queda de 0,13% no mês, com aumento de 8,52% em 12 meses.

  • Lojas de produtos de saúde e cuidados pessoais: recuo de 0,31% no mês, mas alta de 3,47% no ano.

  • Lojas de variedades (general merchandise): queda de 0,15% no mês, com crescimento de 3,18% no ano.

  • Supermercados e lojas de bebidas: baixa de 0,13% no mês e alta de 2,59% em 12 meses.

  • Lojas de roupas e acessórios: retração de 0,22% no mês e alta de 2,71% no ano.

  • Lojas de eletrônicos e eletrodomésticos: queda de 1,03% no mês e aumento de 2,43% em relação ao ano anterior.

  • Lojas de móveis e artigos para o lar: retração de 1,04% no mês e de 1,14% em 12 meses.

  • Lojas de materiais de construção e jardinagem: queda de 0,76% no mês e de 5,33% na comparação anual.

Imagem: Envato
Informações: Marianne Wilson para CSA
Tradução livre: Central do Varejo

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