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Economia

Varejo farmacêutico cresce 4,2% no primeiro trimestre de 2024

Fevereiro foi o mês com maior crescimento devido ao feriado de Carnaval, com procura de repelentes, protetores e do kit ressaca

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O primeiro trimestre de 2024 para o varejo farmacêutico foi de crescimento de 4,2% em comparação ao mesmo período do ano anterior, revela o Shopper Report Farmacêutico, feito pela Bnex, empresa especializada em Ciência do Consumo.

Janeiro foi o mês com o menor crescimento entre os três primeiros meses do ano, o que é comum na observação ano após ano, uma vez que os consumidores estão mais comprometidos financeiramente depois das festas de Natal e Ano Novo.

Por outro lado, fevereiro foi o período que mais contribuiu para o crescimento do varejo farmacêutico no trimestre. O Carnaval de 2024, no início do mês, próximo ao período de pagamento da maioria dos brasileiros, impulsionou a economia. O feriado é uma época propícia para viagens e contribui para a procura de produtos como protetores solares, repelentes, bronzeadores, itens de cuidado para a pele em geral, energéticos, preservativos e o conhecido “kit ressaca” (composto por sais de fruta, isotônicos, analgésicos e anti-inflamatórios). 

“Com o alto fluxo devido às viagens e ao período chuvoso, outra demanda que aumenta no setor é a busca por medicações e testes relacionados ao COVID e a doenças transmitidas pelo Aedes aegypti: Dengue, Zika vírus e Chikungunya”, diz Tamara Paccas, especialista em Estatística na Bnex.

O Shopper Report também indica que os consumidores aproveitaram o mês de março — último antes do reajuste anual nas farmácias — para comprar itens que também iriam precisar nos próximos meses. 

O reajuste do teto para aumento no preço dos medicamentos em 2024 é de 4,5%. “Apesar de ser o menor dos últimos 5 anos, é importante entender o impacto no orçamento familiar das classes de rendas menores, que representam a maior parte da população brasileira, direcionando uma procura por produtos mais baratos, como: genéricos e similares, em vez de medicamentos de marca, ou por PDVs que conseguem manter os preços abaixo do teto estabelecido”, explica Tamara.

Perfil dos clientes

Os clientes de farmácia, em sua maioria, 58,9%, são mulheres de 30 a 49 anos, e essa estatística se manteve nos três meses analisados na pesquisa.

A participação das faixas acima de 60 anos mantém o patamar acima de 20%, atuação significativa quando comparada à presença desse público na população brasileira.

O que esperar no 2º trimestre?

No segundo trimestre, a demanda nas farmácias está relacionada às estações  outono/inverno, em que, junto com o início de temperaturas mais frias, acontecem campanhas de vacinação contra gripe e outras doenças sazonais, aumentando a procura por medicações relacionadas ao tratamento dessas doenças, como: MIP-OTC para gripes, resfriados, febre e dor, intensificando-se em junho, quando as temperaturas costumam ter quedas significativas.

“Os dados contidos neste Shopper Report representam uma fonte valiosa de insights para o varejo farmacêutico brasileiro, oferecendo uma base sólida para tomadas de decisão e estratégias orientadas pelo cliente”, diz Fernando Gibotti, CEO & Founder da Bnex.