Economia
Vendas de fim de ano nos EUA devem aumentar, diz levantamento
De acordo com pesquisa da Deloitte, expectativa é de retomada a patamares pré-pandemia
As vendas no varejo durante as festas de fim de ano são esperadas para aumentar, e os orçamentos de compras para as festas devem crescer 14% em relação ao ano passado, atingindo uma média de US$ 1.652, de acordo com a Pesquisa de Varejo de Férias de 2023 da Deloitte, que ouviu 4.318 consumidores dos Estados Unidos. O gasto nas festas deste ano é previsto para ultrapassar os níveis pré-pandemia.
Setenta e dois por cento dos compradores esperam preços mais altos e planejam lidar com a inflação comprando menos presentes, gastando mais em cartões-presente e procurando por descontos. Segundo o relatório, os compradores planejam gastar US$ 300 em cartões-presente este ano, em comparação com US$ 217 do ano passado.
Dezessete por cento dos entrevistados disseram que têm financiamentos estudantis a pagar neste outono. Para aqueles que começam a pagar, quase metade está reduzindo seus gastos nas festas (48%), cortando seus gastos não relacionados às festas (37%) e controlando suas despesas de viagem (28%), de acordo com o relatório.
A pesquisa da Deloitte sugere que os consumidores de diferentes níveis de renda planejam gastar mais com presentes nesta temporada de festas, apesar das preocupações contínuas com a inflação, mas alguns grupos verão um aumento maior nos gastos do que outros.
Compradores que ganham menos de US$ 50 mil esperam que seus gastos com as festas aumentem 11% em relação ao ano passado, passando de US$ 671 em 2022 para US$ 742 este ano. Enquanto isso, compradores que ganham entre US$ 100 mil e US$ 199 mil planejam aumentar seus orçamentos de festas em apenas 2% em relação ao ano anterior, passando de US$ 2.134 para US$ 2.167, de acordo com o relatório.
Por outro lado, alguns compradores de renda média e alta estão relatando um aumento muito maior em seus orçamentos. Consumidores que ganham entre US$ 50 mil e US$ 99 mil esperam um aumento de 26% em seus gastos com as festas. Compradores que ganham mais de US$ 200 mil esperam que seus gastos com as festas aumentem 22% em relação ao ano anterior, passando de US$ 3.213 para US$ 3.922, de acordo com o relatório.
“Embora a inflação mostre sinais de moderação, os consumidores passaram a esperar preços mais altos e estão ajustando seus gastos com as festas em conformidade”, disse Nick Handrinos, vice-presidente e líder de varejo, atacado, distribuição e produtos de consumo dos EUA na Deloitte. “Esperamos ver os compradores fazendo suas listas e verificando-as duas vezes em busca de ofertas, mas o retorno aos níveis de gastos pré-pandemia mostra promessa para a temporada como um todo. Os varejistas podem esperar um crescimento contínuo nas lojas, já que os compradores buscam maximizar seus orçamentos com seu varejista favorito, apresentando novas oportunidades para construir a fidelidade”.
A pesquisa da Deloitte se soma a pesquisas anteriores que indicam que os orçamentos de festas dos consumidores permaneceriam os mesmos ou aumentariam. Uma pesquisa da Shopify e Gallup divulgada neste mês constatou que 74% dos compradores planejam gastar o mesmo valor ou mais em presentes nesta temporada de festas.
O aumento nos orçamentos de festas dos consumidores pode resultar em vendas no varejo mais altas nesta temporada de festas. Em setembro, a Deloitte divulgou outro relatório prevendo que as vendas de fim de ano no varejo aumentariam entre 3,5% e 4,6% em relação ao ano anterior. O relatório observou que as vendas de fim de ano on-line poderiam aumentar entre 10,3% e 12,8% em relação ao ano anterior.
Enquanto o relatório da Deloitte detalha como os consumidores estão ajustando seus gastos devido aos financiamentos estudantis e preocupações com a inflação, outras pesquisas sugerem que os consumidores podem recorrer a plataformas de “compre agora, pague depois” para estender seus orçamentos.
Uma pesquisa da Square e Afterpay descobriu que 40% dos clientes que usam esse serviço estão usando-o para gerenciar seu orçamento. Além disso, 21% dos compradores em geral e 35% dos entrevistados da geração millennial disseram estar dispostos a usar o “compre agora, pague depois” para estender seu orçamento de festas.
Escrita por Tatiana Walk-Morris para Retail Dive
Imagem: Freepik