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Vendas de supermercado online crescem 31% nos EUA em fevereiro

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O setor de compras de supermercado online nos Estados Unidos registrou um crescimento significativo em fevereiro de 2025, em comparação com o mesmo período do ano passado.

De acordo com a mais recente pesquisa Brick Meets Click/Mercatus Grocery Shopper Survey, o segmento de supermercados online nos EUA cresceu 31% em relação a fevereiro de 2024, encerrando o mês com US$ 10,3 bilhões em vendas. Além disso, um número recorde de mais de 80 milhões de lares realizou pelo menos um pedido de supermercado online no mês.

Fevereiro marcou o sétimo mês consecutivo em que as vendas mensais superaram US$ 9,5 bilhões e o nono mês seguido de crescimento anual positivo. Em janeiro, as vendas online de supermercado já haviam atingido US$ 10 bilhões, registrando um aumento anual de 16,6%.

“Estamos há pouco mais de seis meses em uma nova curva de crescimento do setor de supermercados online, impulsionada por ofertas agressivas para fidelizar clientes por pelo menos 12 meses”, afirmou David Bishop, sócio da Brick Meets Click.
“A resposta das famílias americanas mostra que há uma demanda reprimida significativa, que está sendo liberada por meio de descontos que ajudam os consumidores a economizar mais nas compras online.”

Desempenho das modalidades de entrega e retirada

Os dados de fevereiro indicam que o serviço de entrega (delivery) continuou apresentando resultados extremamente fortes, crescendo mais de 45% em relação ao ano passado e atingindo US$ 4,5 bilhões em vendas.

O principal fator desse crescimento foi o aumento do número de usuários ativos mensais (MAUs), especialmente entre os consumidores com 60 anos ou mais e a recuperação da participação da faixa etária entre 18 e 29 anos. O crescimento da frequência de pedidos e do valor médio dos pedidos (AOV) também contribuiu para esse desempenho robusto. Como resultado, o delivery representou quase 44% das vendas totais de supermercados online em fevereiro.

O serviço de retirada (pickup) também teve um forte crescimento, com um aumento de 19% em relação ao ano passado, alcançando aproximadamente US$ 4,1 bilhões em vendas. O crescimento no número de MAUs e na frequência de pedidos foi positivo, mas o maior impulsionador das vendas foi o aumento do valor médio dos pedidos (AOV).

No entanto, a taxa de crescimento do pickup foi ligeiramente inferior à do delivery. Apesar do aumento mensal nas vendas, a participação do pickup caiu 400 pontos-base em relação ao ano passado, fechando fevereiro de 2025 com pouco mais de 39% do total das vendas online de supermercados.

Vendas de entrega direta ao domicílio (Ship-to-Home) crescem 29%

As vendas de ship-to-home (envio direto para a casa do consumidor) aumentaram quase 29% em fevereiro, atingindo US$ 1,8 bilhão. Assim como no delivery, esse crescimento foi impulsionado pelo aumento no número de MAUs.

Segundo a Brick Meets Click, esse aumento pode ter sido influenciado pelo ambiente nas lojas físicas, onde diversas categorias de produtos agora são armazenadas atrás de barreiras de acrílico trancadas para evitar furtos. Embora a frequência de pedidos e o AOV do ship-to-home também tenham crescido, esses aumentos foram mais modestos do que os observados no delivery.

No geral, a modalidade manteve sua participação de 17% nas vendas online de supermercado, cedendo apenas 30 pontos-base em relação ao ano passado.

Impacto nos supermercados e varejistas de grande porte

O crescimento expressivo das compras online também beneficiou supermercados regionais e grandes varejistas nos EUA. Ambos os formatos registraram crescimento nas três principais métricas de vendas: MAUs, frequência de pedidos e AOV.

Além disso, os supermercados e grandes varejistas melhoraram suas taxas de fidelização para os serviços de entrega e retirada, reduzindo a diferença entre os dois segmentos. Segundo a Brick Meets Click, a probabilidade de um consumidor reutilizar o mesmo serviço de supermercado ou varejo no próximo mês atingiu um novo recorde pós-COVID, superando a marca estabelecida em janeiro de 2025.

“Supermercados regionais estão convertendo clientes de primeira viagem em consumidores mais fiéis, conforme evidenciado pelo aumento das taxas de intenção de recompra — e o Walmart também”, afirmou Mark Fairhurst, diretor de crescimento da Mercatus.
“Embora os descontos agressivos tenham ajudado a atrair novos clientes, causar uma boa primeira impressão é essencial para o sucesso no longo prazo. Isso significa oferecer uma experiência de compra mais fluida, combinando ofertas personalizadas, logística eficiente e programas de fidelidade atrativos para incentivar os clientes a comprarem online novamente.”

Dado o forte crescimento das compras online, que aumentaram 31% em fevereiro, em comparação com o crescimento de menos de 5% do mercado de supermercados como um todo, a participação do e-commerce nas vendas totais de supermercado nos EUA chegou a quase 18%, um aumento de 370 pontos-base em relação ao ano passado.

Metodologia do estudo

A pesquisa da Brick Meets Click foi realizada em 28 de fevereiro de 2025, com 1.698 adultos americanos (18 anos ou mais) que participaram das compras de supermercado da casa.

Uma pesquisa semelhante foi conduzida em fevereiro de 2024, permitindo a análise de crescimento ano a ano. Os resultados foram ajustados com base no uso da internet pelos adultos nos EUA, para compensar o viés de não resposta associado a pesquisas online.

As respostas são geograficamente representativas dos Estados Unidos e ponderadas por faixa etária, seguindo os dados populacionais do U.S. Census Bureau (Departamento do Censo dos EUA).

Imagem: Divulgação
Informações: Zachary Russell para CSA
Tradução livre: Central do Varejo

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