Economia
Vendas de vinhos caem em 2024 à medida que jovens se afastam do álcool
A indústria de vinhos dos Estados Unidos está enfrentando uma “ameaça existencial.” Em 2024, as vendas de vinhos no país caíram cerca de 6% em relação a 2023, segundo estatísticas coletadas pela empresa de dados SipSource. O declínio do ano passado é mais uma evidência de uma contínua e plurianual espiral descendente para os produtores de vinho.
As vendas de vinho dispararam durante os confinamentos da COVID-19, à medida que as pessoas, presas em casa, abasteciam seus bares pessoais. Após a pandemia, os especialistas previram uma queda nas vendas de vinho, mas a retração foi muito maior do que o esperado — e em um grau mais acentuado do que outras bebidas alcoólicas.
As preferências de consumo podem ser parcialmente responsáveis pela recente ameaça à indústria do vinho. O vinho era a bebida alcoólica preferida pelos baby boomers, impulsionando o crescimento e a popularidade das vinícolas baseadas nos EUA. No entanto, uma pesquisa da Gallup de 2023 revelou que os americanos mais jovens simplesmente não estão tão entusiasmados com o consumo de álcool.
“O vinho foi abraçado pela geração baby boomer”, disse o estudioso da indústria Mike Veseth, em entrevista à NBC News. “Imaginávamos que as gerações seguintes continuariam fazendo isso, mas elas não fizeram.”
Não é apenas o vinho — as vendas de cerveja, sidra e destilados também estão caindo. Contudo, parece que o vinho está liderando essa desaceleração.
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Vendas de vinhos em declínio por diversas razões
A queda nas vendas de vinho também pode estar relacionada a mudanças de atitudes. Outra pesquisa da Gallup revelou uma tendência adicional que está impactando a indústria: 40% dos americanos acreditam que o álcool faz mal à saúde.
A conveniência também está afastando os jovens adultos do vinho, em direção a alternativas alcoólicas. Bebidas prontas para consumo e pré-misturadas não exigem nenhum esforço extra — nada de abridores de garrafa ou até mesmo copos. Não é que os jovens não gostem de vinho, mas é mais fácil e divertido explorar diferentes opções.
Claro, a maconha legal é uma concorrente relativamente nova para o álcool. À medida que mais estados legalizam o uso recreativo da cannabis e ela se torna socialmente mais aceitável, atrai pessoas interessadas em experimentar algo diferente. Consumidores em busca do efeito do álcool podem optar por outras formas de alcançar essa sensação.
Um alerta sombrio do governo dos EUA também não ajudou a indústria do vinho. No início deste mês, o Cirurgião-Geral Dr. Vivek Murthy pediu a inclusão de avisos sobre o risco de câncer nos rótulos das bebidas alcoólicas. Ele destacou uma ligação entre o consumo regular de álcool e o aumento do risco de câncer.
Embora a situação pareça grave no momento, o estresse atual vivido pela indústria do vinho provavelmente será temporário. No fim das contas, a indústria se adaptará e sobreviverá ao atual declínio, como fez ao longo das gerações. Enquanto isso, estará se preparando para o eventual retorno do setor, quando as preferências e atitudes em relação ao consumo de álcool mudarem novamente no futuro.
Imagem: Envato
Informações: Jon Houke para Retail Wire
Tradução livre: Central do Varejo