• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação

Economia

Vendas no varejo sobem 2,4% no primeiro trimestre, aponta IBGE
Advertisement

Economia

Para 40% dos brasileiros, pix automático torna operações mais práticas

Economia

Governo eleva imposto de importação sobre veículos elétricos e híbridos

Economia

Boletim Focus: previsão do IPCA recua pela quinta semana seguida

Economia

IPCA-15 é de 0,26% em junho, com diminuição nos preços dos alimentos

Economia

Mastercard relança no Brasil plataforma de monitoramento de gastos no varejo

Economia

Taxa de juros deve ser mantida a 15% ao ano, diz BC

Economia

Intenção de Consumo das Famílias cresce em junho, aponta CNC

Economia

Consumidores chineses adotam consumo cauteloso em meio à desaceleração econômica

Economia

Economistas do mercado elevam projeção do PIB e Selic

Economia

Vendas no varejo sobem 2,4% no primeiro trimestre, aponta IBGE

Setores de informática, artigos farmacêuticas e móveis e eletrodomésticos foram destaque no início de 2023

Publicado

2 anos atrás

on

17 de maio, 2023

Por

Redação
Empreendedor guiando apresentação gráfica digital com dedo, apontando para seta vermelha em ascensão. Tipos de empreendedorismo

As vendas no varejo brasileiro registraram um crescimento de 0,8% em março de 2023 em comparação com fevereiro. Já em relação a março de 2022, houve um aumento de 3,2%, enquanto o crescimento nos últimos 12 meses foi de 1,2%. No primeiro trimestre do ano, o comércio varejista apresentou um crescimento de 2,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) por meio da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC).

A alta de 0,8% em março é considerada um resultado de crescimento, rompendo a estabilidade observada em fevereiro. Três das oito atividades do comércio varejista contribuíram para esse aumento: equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (7,7%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,7%) e móveis e eletrodomésticos (0,3%).

Por outro lado, quatro setores apresentaram resultados negativos: tecidos, vestuário e calçados (-4,5%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (-2,2%), livros, jornais, revistas e papelaria (-0,6%) e combustíveis e lubrificantes (-0,1%). O setor de hipermercados e supermercados, que tem maior peso no índice, manteve-se estável (0,0%), Diferentemente do ocorrido em fevereiro, quando houve uma queda de 0,8%, em março a inflação exerceu uma pressão menor sobre os resultados, não afetando negativamente o indicador de volume. 

Na comparação entre março de 2023 e março de 2022, o comércio varejista apresentou um avanço de 3,2%. Cinco das oito atividades pesquisadas registraram taxas positivas, sendo os destaques: combustíveis e lubrificantes, artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, hipermercados e supermercados, equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação e móveis e eletrodomésticos . Três setores apresentaram queda: outros artigos de uso pessoal e doméstico, livros, jornais, revistas e papelaria e tecidos, vestuário e calçados.

Em relação às unidades federativas, houve um crescimento de 0,8% no volume de vendas do comércio varejista em todo o país, com resultados positivos em 23 das 27 unidades da federação. As maiores altas foram observadas no Espírito Santo, Paraíba e Alagoas. Por outro lado, quatro estados apresentaram quedas: Rio de Janeiro, Distrito Federal, Tocantins e Maranhão. No comércio varejista ampliado, que engloba materiais de construção e veículos, o crescimento foi de 3,6%, com resultados positivos em 22 estados. Tocantins, São Paulo e Paraná foram os destaques, enquanto cinco estados registraram quedas: Rio Grande do Sul, Ceará, Roraima, Rio Grande do Norte e Maranhão.

Imagem: Freepik

 

Relacionados:DestaquesÚltimas Notícias
Próximo

Fusões e aquisições crescem 30% no varejo alimentar em 2022

Não perca

Americanas busca interessados nas marcas Puket e Imaginarium

Continue Reading

Você pode gostar

  • cultura da empresa; H2H; vendas cultura da empresa; H2H; vendas

    Alta performance com equilíbrio: como vendas e saúde mental podem andar juntas

  • Celular com página do Pix, sistema de pagamentos do Banco Central, aberta Celular com página do Pix, sistema de pagamentos do Banco Central, aberta

    Para 40% dos brasileiros, pix automático torna operações mais práticas

  • homem comendo pipoca em festa junina homem comendo pipoca em festa junina

    Festas juninas geram mais de R$ 20 mi em vendas para e-commerce

  • imagem com duas placas com as letras AI, simbolizando inteligência artificial; ferramentas de IA generativa; apps inteligência artificial imagem com duas placas com as letras AI, simbolizando inteligência artificial; ferramentas de IA generativa; apps inteligência artificial

    Ainda há um abismo geracional no uso de ferramentas de IA generativa no varejo

  • celular com ícones de aplicativos em volta; conceito de m-commerce; redes sociais celular com ícones de aplicativos em volta; conceito de m-commerce; redes sociais

    M-commerce: o que é e quais suas vantagens

  • Amazon Amazon

    Amazon abrirá centro de distribuição no Japão com aquecimento geotérmico

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
cultura da empresa; H2H; vendas
Comportamento13 minutos atrás

Alta performance com equilíbrio: como vendas e saúde mental podem andar juntas

Celular com página do Pix, sistema de pagamentos do Banco Central, aberta
Economia13 horas atrás

Para 40% dos brasileiros, pix automático torna operações mais práticas

homem comendo pipoca em festa junina
E-commerce14 horas atrás

Festas juninas geram mais de R$ 20 mi em vendas para e-commerce

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising1 ano atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising5 meses atrás

Melhores franquias de 2025: conheça opções de sucesso

Intelbras
Vídeos1 semana atrás

Podcast Central do Varejo #41: Intelbras

arcos dorados
Franchising2 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #40: Arcos Dorados

Nutrata
Vídeos3 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #39: Nutrata

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação