• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação

Economia

Vendas no varejo sobem 2,4% no primeiro trimestre, aponta IBGE
Advertisement

Economia

Consumo com vale-alimentação e vale-refeição cresce em abril

Economia

Alckmin prevê R$ 16 bi em movimentação no varejo

Economia

Vendas no varejo crescem em abril, aponta índice da Stone

Economia

Gastos na Páscoa de 2025 crescem 10%, diz pesquisa da Elo

Economia

EUA e China suspendem tarifas e iniciam trégua comercial de 90 dias

Economia

Varejo registra queda em abril, mas mantém crescimento anual

Economia

Projeção da inflação cai pela quarta semana seguida

Economia

IPCA de abril fecha em 0,43%, com influência dos alimentos e saúde

Economia

EUA e Reino Unido firmam acordo para redução de tarifas

Economia

Vendas no varejo sobem 2,4% no primeiro trimestre, aponta IBGE

Setores de informática, artigos farmacêuticas e móveis e eletrodomésticos foram destaque no início de 2023

Publicado

2 anos atrás

on

17 de maio, 2023

Por

Redação
Empreendedor guiando apresentação gráfica digital com dedo, apontando para seta vermelha em ascensão. Tipos de empreendedorismo

As vendas no varejo brasileiro registraram um crescimento de 0,8% em março de 2023 em comparação com fevereiro. Já em relação a março de 2022, houve um aumento de 3,2%, enquanto o crescimento nos últimos 12 meses foi de 1,2%. No primeiro trimestre do ano, o comércio varejista apresentou um crescimento de 2,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) por meio da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC).

A alta de 0,8% em março é considerada um resultado de crescimento, rompendo a estabilidade observada em fevereiro. Três das oito atividades do comércio varejista contribuíram para esse aumento: equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (7,7%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,7%) e móveis e eletrodomésticos (0,3%).

Por outro lado, quatro setores apresentaram resultados negativos: tecidos, vestuário e calçados (-4,5%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (-2,2%), livros, jornais, revistas e papelaria (-0,6%) e combustíveis e lubrificantes (-0,1%). O setor de hipermercados e supermercados, que tem maior peso no índice, manteve-se estável (0,0%), Diferentemente do ocorrido em fevereiro, quando houve uma queda de 0,8%, em março a inflação exerceu uma pressão menor sobre os resultados, não afetando negativamente o indicador de volume. 

Na comparação entre março de 2023 e março de 2022, o comércio varejista apresentou um avanço de 3,2%. Cinco das oito atividades pesquisadas registraram taxas positivas, sendo os destaques: combustíveis e lubrificantes, artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, hipermercados e supermercados, equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação e móveis e eletrodomésticos . Três setores apresentaram queda: outros artigos de uso pessoal e doméstico, livros, jornais, revistas e papelaria e tecidos, vestuário e calçados.

Em relação às unidades federativas, houve um crescimento de 0,8% no volume de vendas do comércio varejista em todo o país, com resultados positivos em 23 das 27 unidades da federação. As maiores altas foram observadas no Espírito Santo, Paraíba e Alagoas. Por outro lado, quatro estados apresentaram quedas: Rio de Janeiro, Distrito Federal, Tocantins e Maranhão. No comércio varejista ampliado, que engloba materiais de construção e veículos, o crescimento foi de 3,6%, com resultados positivos em 22 estados. Tocantins, São Paulo e Paraná foram os destaques, enquanto cinco estados registraram quedas: Rio Grande do Sul, Ceará, Roraima, Rio Grande do Norte e Maranhão.

Imagem: Freepik

 

Relacionados:DestaquesÚltimas Notícias
Próximo

Fusões e aquisições crescem 30% no varejo alimentar em 2022

Não perca

Americanas busca interessados nas marcas Puket e Imaginarium

Continue Reading

Você pode gostar

  • Natural One Justo Natural One Justo

    Natural One fortalece presença no mercado com retail media

  • Ephemeral Commerce Ephemeral Commerce

    InsightZ #34: Vendas que somem: O poder do ephemeral commerce

  • sucesso no varejo; teto simples nacional sucesso no varejo; teto simples nacional

    Por que você deve fazer uma pesquisa de comportamento no seu negócio?

  • Decolar Decolar

    Decolar adota Click to Pay da Visa em seu checkout

  • Transferência Transferência

    Transferência de estabelecimento: quais cuidados tomar?

  • Embalagem de iluminador da Fenty Beauty aberta Embalagem de iluminador da Fenty Beauty aberta

    Fenty Beauty oferece experiência inédita em quiosque interativo em São Paulo

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
Natural One Justo
Franchising6 horas atrás

Natural One fortalece presença no mercado com retail media

Ephemeral Commerce
InsightZ8 horas atrás

InsightZ #34: Vendas que somem: O poder do ephemeral commerce

sucesso no varejo; teto simples nacional
Comportamento1 dia atrás

Por que você deve fazer uma pesquisa de comportamento no seu negócio?

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

franquia de lavanderia
Franchising2 anos atrás

Franquia de Lavanderia: 25 opções mais lucrativas

Corpo de mulher com vestido longo branco florido esvoaçante, na praia, ao sol
Design2 anos atrás

Tendências de moda para o verão de 2024 e 2025

marchon
Vídeos4 dias atrás

Podcast Central do Varejo #35: Marchon

Vanessa Sandrini
Vídeos4 meses atrás

Podcast Central do Varejo #34: Vanessa Sandrini

botoclinic
Vídeos4 meses atrás

Podcast Central do Varejo #33: Botoclinic

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação