Operação
Vendas nos shoppings ultrapassam R$ 4 bi no Dia dos Pais

As vendas em shopping centers no período do Dia dos Pais, entre 1º e 10 de agosto, registraram crescimento de 3,8% em relação a 2024, movimentando R$ 4,39 bilhões. Os dados são da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), com base em informações da Cielo, Ipsos e Mais Fluxo.
O ticket médio das compras foi de R$ 215,39, alta de 7,7% frente ao ano anterior, quando ficou em R$ 200,03. O valor é quase o dobro do gasto médio em lojas de rua, de R$ 112,87.
Quatro das cinco regiões do país tiveram aumento nas vendas. O Sudeste avançou 5,5%, seguido pelo Sul (+3,6%), Centro-Oeste (+3,2%) e Nordeste (+1,6%). O Norte apresentou retração de 3,0%. Entre os segmentos, os maiores crescimentos foram em cosméticos e higiene pessoal (+17,0%), óticas e joalherias (+10,3%) e varejo alimentício especializado (+4,4%).
O fluxo de visitantes no período de Dia dos Pais subiu 5,0% em relação à semana anterior. Na comparação com o mesmo período de 2024, os destaques foram Centro-Oeste (+2,4%) e Nordeste (+1,0%). Já no comparativo semanal, o Norte liderou a alta com avanço de 8,7%.
“Os resultados confirmam que os shoppings seguem como destinos preferenciais para compras e lazer em datas comemorativas, mesmo diante de oscilações de fluxo. A combinação de mix variado, conveniência e experiência garante o protagonismo do setor no varejo brasileiro”, afirma Glauco Humai, presidente da Abrasce.
Imagem: Freepik