E-commerce
Vendas online de fim de ano atingem recorde de US$ 1,2 trilhão; devoluções disparam
As vendas online durante toda a temporada de festas de 2024 alcançaram o recorde de US$ 1,2 trilhão globalmente e US$ 282 bilhões nos EUA, segundo dados da Salesforce. Esses números representam um aumento global de 3% em relação ao mesmo período de 2023, que registrou US$ 1,17 trilhão, e um aumento de 4% nos EUA em relação aos US$ 272 bilhões registrados no ano anterior.
Além disso, os resultados superaram as estimativas da Salesforce divulgadas antes da temporada, que previam que as vendas nos EUA cresceriam 2% ano a ano, alcançando US$ 277 bilhões, e que as vendas globais subiriam 2%, atingindo US$ 1,19 trilhão.
Devoluções em alta
A Salesforce alerta que as altas taxas de devoluções online podem reduzir a lucratividade geral da temporada de 2024 para os varejistas. Mais de US$ 122 bilhões em compras online globais de feriados já foram devolvidos, um aumento acentuado de 28% em relação à temporada de 2023.
A Salesforce projeta que o valor total das devoluções pode chegar a US$ 133 bilhões globalmente, em parte devido a comportamentos de consumo em alta, como comprar tamanhos acima e abaixo do usual com a intenção de devolver dois itens.
Além disso, novas pesquisas da Salesforce indicam que 75% dos compradores americanos têm interesse, e um terço tem grande interesse, em usar agentes de inteligência artificial para realizar devoluções e trocas.
“Os varejistas tiveram uma temporada de feriados robusta, mas um aumento de 28% no índice de devoluções em comparação ao ano passado é motivo de preocupação”, disse Caila Schwartz, diretora de insights do consumidor da Salesforce. “Os varejistas que adotaram IA e agentes já estão vendo benefícios, mas essas ferramentas serão ainda mais críticas no próximo ano para minimizar perdas de receita com devoluções e reengajar os consumidores.”
Tendências-chave no comércio online durante os feriados de 2024
Inteligência artificial
- US$ 229 bilhões em vendas online globais foram influenciados por IA e agentes, incluindo recomendações de produtos, ofertas direcionadas e suporte ao cliente por meio de conversação;
- Uma em cada cinco (19%) compras de feriado foi influenciada por consumidores que interagiram com IA e agentes, um aumento de 6% em relação a 2023;
- O uso de recursos de IA generativa, como agentes, pelos varejistas aumentou 25% durante a temporada de feriados em comparação aos meses de setembro e outubro de 2024;
- Consumidores usaram chats com IA e agentes para suporte ao cliente 42% mais do que durante a temporada de feriados de 2023.
Comércio social
- Varejistas que usaram estratégias de comércio social geraram 20% das vendas online de feriados por meio de plataformas como TikTok Shop e Instagram;
- O tráfego gerado por redes sociais como canal de referência cresceu 8% ano a ano, representando 14% de todo o tráfego para sites de e-commerce durante a temporada.
Mobile
- Embora a participação do tráfego móvel global tenha permanecido estável em 79%, o percentual de pedidos feitos por dispositivos móveis cresceu cerca de 4%, alcançando quase 70%, contra 67% em 2023;
- Os pedidos feitos por dispositivos móveis atingiram seu nível mais alto no dia de Natal (25 de dezembro), representando 79% de todos os pedidos, um aumento de 2% em relação a 2023;
- Pesquisa da Salesforce revelou que 79% dos compradores nos EUA disseram que um atendente de loja usou um dispositivo móvel para ajudá-los a comprar na loja no último ano;
- No total, US$ 842 bilhões em vendas globais e US$ 195 bilhões em vendas nos EUA foram iniciados por dispositivos móveis.
Descontos sazonais
As taxas médias de desconto para toda a temporada de feriados de 2024 chegaram a 23% nos EUA (aumento de 1% em relação ao ano anterior) e 22% globalmente (aumento de 2% ano a ano).
Os setores com as maiores taxas de desconto globais foram:
- Maquiagem (36%);
- Vestuário geral (30%);
- Cuidados com a pele (28%).
Os setores com as maiores taxas de desconto nos EUA foram:
- Vestuário geral (33%);
- Saúde e beleza (29%);
- Artigos para casa e decoração (18%).
Imagem: Envato
Informações: Dan Berthiaume para CSA
Tradução livre: Central do Varejo