Inovação
Verificação automática de idade chega aos caixas automáticos
Solução impulsionada por inteligência artificial que está sendo testada na Alemanha eliminou a necessidade de intervenção de caixas em 80% das transações restritas por idade
Uma loja 24 horas no Aeroporto de Stuttgart, na Alemanha, lançou a solução de verificação automática de idade Vynamic Smart Vision da Diebold Nixdorf para permitir a compra de itens restritos por idade via autoatendimento, de acordo com um anúncio feito na terça-feira (7).
Quando os clientes escaneiam um item restrito, como álcool, seus rostos podem ser analisados com uma câmera na máquina e um algoritmo de inteligência artificial para verificar se o cliente tem idade suficiente para a compra.
Embora 22% das transações de varejo em geral exijam verificação de idade, de acordo com o anúncio, a categoria é particularmente importante para lojas de conveniência. Três das cinco principais categorias de vendas em loja foram itens de álcool ou tabaco em 2022, de acordo com dados da NACS.
A prevalência de itens restritos por idade atualmente limita a eficácia das máquinas de autoatendimento em lojas de conveniência, já que tanto os compradores quanto os trabalhadores são desacelerados por verificações manuais de identificação. Se a Diebold Nixdorf ou outras empresas do setor conseguirem automatizar efetiva e confiavelmente as verificações de idade, isso poderá tornar a tecnologia ainda mais atraente.
A Diebold Nixdorf possui mais de 1,3 milhão de sistemas de ponto de venda instalados em todo o mundo e está entre as cinco principais empresas em caixas eletrônicos e sistemas de ponto de venda globalmente.
Com o sistema Vynamic Smart Vision, uma câmera instalada no quiosque analisa as características faciais do cliente para verificar se atendem a um “limiar pré-definido”, de acordo com o anúncio. Se sim, o processo de compra continua. Um membro da equipe verifica manualmente a identificação de qualquer cliente sinalizado pelo sistema ou que escolheu sair.
Na primeira semana em que o sistema estava em uso na loja 24/7 na Alemanha, mais de 80% das transações que incluíam itens restritos por idade foram automaticamente aprovadas. O processo geralmente leva 10 segundos ou menos.
A tecnologia está em conformidade com o Regulamento Geral de Proteção de Dados da UE, pois não utiliza reconhecimento facial nem armazena imagens ou outros dados do cliente, disse a Diebold Nixdorf.
Leia também: Rede americana de drogarias é proibida de usar reconhecimento facial
Esta não é a primeira tentativa da Diebold Nixdorf de verificação de idade automatizada. Em 2022, testou uma solução chamada Age Scan, alimentada pela plataforma de identidade Yoti, em uma loja Co-op em Manchester, Reino Unido.
Também não é a única empresa trabalhando nessa tecnologia. A Zippin, por exemplo, implementou um sistema onde os clientes podem pré-verificar sua identidade. Eles podem então comprar álcool em seus locais sem caixa em estádios com apenas uma varredura facial.
O Vynamic Smart Vision foi apresentado pela primeira vez no início deste ano. Além da verificação de idade, o sistema também oferece proteção contra perdas e a capacidade de detectar automaticamente diferentes itens de produto.
O uso de visão computacional e inteligência artificial para verificação de idade continua uma tendência de aplicação de tecnologia avançada para melhorar a eficiência operacional nas lojas. Em abril, por exemplo, a Standard AI anunciou que abandonaria o caixa automático e, em vez disso, aplicaria sua tecnologia de visão computacional para entender padrões de tráfego na loja, reduzir perdas e observar automaticamente itens com baixo estoque ou fora de estoque.
Imagem: Reprodução / Diebold Nixdorf
Informações: Jessica Loder para Retail Dive
Tradução: Central do Varejo