Connect with us

Colunistas

Você abre quantas vezes seus apps por dia?

Published

on

celular

Recentemente, durante um almoço com minha esposa em um restaurante em Porto Alegre, notei quantas pessoas estavam conversando com os olhos fixos em seus smartphones. O celular, hoje, é quase uma extensão do nosso braço, e isso me levou a refletir sobre um dado interessante que quero compartilhar com vocês: a crescente conexão das pessoas com seus dispositivos móveis.

Nesta coluna, não pretendo abordar os impactos na saúde, mas sim as oportunidades de negócios que surgem pelo fato de passarmos tanto tempo nesses aparelhos. Segundo uma pesquisa da Data.AI Intelligence, em 2024, o WhatsApp é o aplicativo mais frequentemente aberto pelos usuários, seguido pelo Instagram e TikTok. Outro dado relevante da mesma pesquisa é o tempo médio que os brasileiros passam em cada app por mês. Brasileiros gastam, em média, mais de 30 horas e 10 minutos no TikTok, seguido pelo WhatsApp com mais de 24 horas. Também estão na lista o YouTube, Instagram e Facebook.

Um ponto de destaque é o primeiro lugar do TikTok no tempo de uso no Brasil. Aposto que muitos leitores não são usuários típicos do TikTok, mas é crucial perceber o quanto essa rede social está crescendo e a enorme oportunidade que isso representa para a divulgação de negócios. Cada mídia social tem suas peculiaridades e formas específicas de publicação, e entender isso é vital para atingir seu público-alvo.

Os aplicativos que lideram em tempo de uso são dominados por conteúdo em vídeo. Tenho insistido aqui na coluna sobre a importância dos vídeos nas mídias sociais, e esses dados reforçam essa tendência. Assim como a televisão e o cinema transformaram nosso consumo de informação e entretenimento ao longo dos anos, as mídias sociais estão agora na vanguarda dessa evolução. Portanto, reflita sobre esses dados e considere: o que você está fazendo de diferente para alcançar os públicos que realmente importam para o sucesso do seu negócio? Aproveite essas informações e tenha uma ótima semana!

Leia também: O que postar afinal? Vídeo longo ou curto?

Imagem: Elifas de Vargas


*Elifas de Vargas é formado em Marketing, com especialização em Quality Service pela Disney Institute na Flórida-USA. É criador do método FastVideos, produção rápida e versátil de vídeos para web, utilizando apenas o smartphone. Responsável por fundar a primeira webtv privada do Rio Grande do Sul, em 2006, dentro da incubadora tecnológica da Univates, possui ampla experiência em comunicação e é Terapeuta Comportamental pela Escola de Executivos e Negócios Instituto Albuquerque, certificada pela Fundação Napoleon Hill. Empresário, Co-Founder da Agência de Marketing Kreativ desde 2010, com sede em Lajeado/RS e filiais em POA/RS e Rio de Janeiro/RJ, está sempre em busca de experiências que impactem os negócios de seus clientes. Assim, também é curador de diversos eventos, entre eles, o Rio Inovattion Week (maior evento de inovação e tecnologia da América Latina) no Rio do Janeiro. Mais recentemente, em janeiro de 2024, Vargas fez a curadoria de conteúdo da NRF, em Nova York, para o Projeto NRF 2024 Digital Explorer. Acompanhe o autor no LinkedIn.