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VTEX Day: uso de dados, marketing digital e educação são discutidos no segundo dia
Entre mais de 260 palestrantes, e 200 stands, O VTEX Day debate temas fundamentais para o varejo hoje em dia
Na última sexta-feira, 12, aconteceu o segundo dia do VTEX Day, um dos maiores eventos de ecommerce do mundo. Foram 60 palestras durante o dia, distribuídas nos oito palcos do evento. Além disso, mais de 200 standes de diversas marcas acolhiam o participante, que era recebido com mimos e lembrancinhas.
Entre algumas atrações do dia, Shein e Amazon discutiram sobre uso de dados para a experiência do cliente, a astronauta brasileira Laysa Peixoto falou sobre projetos da NASA, o especialista em marketing digital Neil Patel palestrou sobre o assunto, e a ativista Malala Yousafzai debateu sobre educação como ferramenta de transformação no mundo.
A redação da Central do Varejo marcou presença no VTEX Day, e vai te contar com detalhes sobre os principais conceitos debatidos no evento.
Uso de dados por Shein e Amazon
Em uma palestra no palco “Arena Tomorrow”, Felipe Feistler, General Manager da Shein no Brasil e Virginia Pavin, Head de Produtos e Dados da Amazon discutiram sobre o uso de dados pelas duas empresas gigantes do e-commerce global. A conversa foi mediada pela Luciana Comenale, Commerce Engineer Senior Director da VTEX.
As duas empresas confirmaram utilizar dados diariamente para melhorar a experiência do cliente, uma vez que, de acordo com as palavras de Pavin, o cliente está cada vez mais exigente. Para a Head de produtos e dados da Amazon, o consumidor quer não só o melhor produto pelo menor preço, mas também facilidade na hora da compra e agilidade para recebimento do produto. Por isso, segundo ela, a Amazon utiliza os dados para personalizar cada vez mais a experiência de busca, indicando melhores opções de compra, por exemplo.
“Nós utilizamos os dados desde o topo do funil – tentando otimizar o marketing, nos comerciais, na conversão de vendas, e até na avaliação dos resultados”, afirma Feistler, da Shein.
Pavin explica que o uso de dados, muitas vezes, é desafiador, uma vez que os resultados podem ser contrários ao que se imaginava. “Usar os dados não necessariamente vai ser confortável. Você tem que desapegar de preferências, de crenças, coisas que você acredita, intuições, porque os dados muitas vezes vão te trazer coisas completamente diferentes”, afirma ela.
Picpay
O PicPay estava presente em um dos estandes do VTEX Day, e, perguntado também sobre o uso de dados, afirma que também os utiliza como norteadores para estratégias de marketing. “Nós somos um sistema financeiro, e, por causa disso, a gente tem os dados de transações financeiras e da vida do cliente. Com isso, a gente fez um trabalho muito extenso de categorizar esses dados para segmentação, e através disso, conseguimos fazer dentro do PicPay campanhas super segmentadas para o nosso target.
Moda circular e logística
Uma das tendências globais para o mercado de moda atual é a moda circular, ou a compra de peças de segunda mão. Com isso, os brechós estão cada vez mais em alta. Em uma palestra no palco Insights for Today, Ana Luiza Mclaren, Co-fundadora do Enjoei e Luanna Toniolo, Co-fundadora e CEO da TROC conversaram Ingra Torezin, ISV Partnership & Cross Border Leader da VTEX sobre moda de Second Hand.
As duas líderes de second hand destacaram sobre o trabalho extenso que a logística de seus negócios demanda. “Na TROC, a cliente está em casa e vê pelo computador que a peça chegou, foi precificada, foi etiquetada, fotografada, então ela aprova os preços, daí as peças passam pela higienização e depois elas ainda vão entrar para o nosso armazém, para daí ser vendido”, explica Toniolo.
Mclaren esclarece que a Enjoei tem o mesmo desafio. Uma vez que, na empresa, pessoa física vende para pessoa física, a troca de peças se torna ainda mais desafiadora, uma vez que, pelo Código de Defesa do Consumidor do Brasil, a responsabilidade fica com a Enjoei. “É um business de volume, é um piso de muita ciência, no fim das contas não é tão trivial, e tem bastante logística reversa”, afirma ela.
O Pinterest também estava presente em um estande na VTEX Day como uma forma de anunciar uma nova parceria com a empresa. Agora, as lojas clientes da VTEX poderão colocar todo seu catálogo no Pinterest, e proporcionar um acesso automático à loja por meio do aplicativo.
Bruna Toni, da equipe de marketing do Pinterest, conta que uma novidade no aplicativo está vindo para o Brasil: além de poder escolher o tipo de cabelo e tom de pele nos pins, será possível também escolher o biotipo correspondente na hora de pesquisar.
“A gente se vê como uma plataforma de descoberta visual. A gente ser o cantinho mais inspirador e mais positivo da internet. Já existem pesquisas nos Estados Unidos que comprovam que, você usando 10 minutos por dia o Pinterest, você tem menos estafa mental e controle de ansiedade muito maior do que se você usa outras plataformas todos os dias. Porque o Pinterest é muito mais sobre você, sobre o que você gosta e o que quer realizar na vida. A gente já tá com 41 milhões de usuários brasileiros ativos, e, no mundo, 490 milhões. A gente tem muitas preocupações de inclusão, de diversidade, e a nossa preocupação é menos com ser a plataforma mais usada, e mais com ser um ambiente positivo”, explica Toni.
Astronauta conta como entrou para a NASA
Aos 20 anos de idade, Laysa Peixoto está em treinamento para integrar a nova geração de astronautas que serão enviados à lua e a Marte em futuras missões espaciais da NASA. A cientista, que também é piloto, mergulhadora, multimedalhista em olimpíadas científicas internacionais, pesquisadora e inventora, contou para o público como se tornou uma das inventoras mais jovens a ser premiada pela agência espacial norte-americana por sua liderança no desenvolvimento de tecnologias.
Apontada como um dos destaques da Forbes Under 30, Laysa integra a lista global de cientistas mais influentes da atualidade e foi nomeada como uma das líderes que estão mudando o mundo pela UNITE 2030.
Malala Yousafzai: como a educação pode transformar o mundo?
A ganhadora do Nobel da Paz palestrou no segundo dia do VTex Day, em São Paulo, e chamou a atenção para o poder transformador da educação de mulheres ao redor do mundo e no Brasil. Além disso, durante a palestra de Malala foram feitas inúmeras doações para o Fundo Malala, que busca ajudar na educação de crianças e adolescentes.
“Eu acho que o ativismo está tão perto do seu coração que se torna parte de você, afeta sua vida cotidiana. Você está pensando sobre haver armas no Sudão, em Gaza, no Brasil, e você não está pensando no futuro. Por que investir na educação? Por que é tão importante estar na escola? Hoje eu me encontro em um lugar em que eu posso ver um bom lugar para a educação das meninas”, afirmou a paquistanesa.
Malala foi atingida por uma bala acima da sobrancelha, que atravessou o crânio e parou no ombro da menina quando tinha 16 anos, em 2012. O atentado foi feito pelo grupo Talibã, num ônibus escolar, quando ela voltava para casa depois de um dia de aula. Depois de sobreviver aos disparos, Malala ganhou o Prêmio Nobel da Paz, e viaja o mundo inteiro fazendo palestras e incentivando a educação de jovens e, principalmente, de mulheres.
Perguntada se teme pela sua vida, uma vez que desagrada certos grupos com seu discurso, Malala foi firme na resposta: “Não. Acho que a vida é limitada para todos nós e quero ter certeza de que viverei uma vida significativa. Então, no tempo que eu tiver, quero ter uma vida independente”.