Operação
Walmart demite 1.500 funcionários nos times de varejo dos EUA e tecnologia global

O Walmart está reestruturando suas operações de tecnologia global e o setor Walmart U.S., conforme comunicado interno divulgado na quarta-feira (21) por Suresh Kumar, CTO global e diretor de desenvolvimento, e John Furner, presidente e CEO do Walmart nos EUA.
Uma fonte que acompanhou o processo afirmou que a reestruturação afeta cerca de 1.500 funcionários. No memorando, Kumar e Furner afirmam estar “trabalhando de perto com os associados afetados sobre os próximos passos, incluindo outras oportunidades dentro do Walmart, quando aplicável.”
Nos EUA, os cortes se concentram principalmente nas equipes de operações ponta a ponta e na organização de marketing Walmart Connect. Já no setor de tecnologia, a empresa está “eliminando cargos, mas também abrindo novas posições”, como parte de um esforço para “remover camadas e complexidade, acelerar a tomada de decisões e ajudar os funcionários a inovar com mais agilidade.”
Segundo o memorando enviado aos funcionários, os cortes anunciados na quinta-feira não se tratam apenas de eficiência, mas também de tornar a empresa mais ágil e inovadora. A companhia vem ganhando tração: o comércio eletrônico nos EUA registrou lucro pela primeira vez no primeiro trimestre. No documento, Kumar e Furner destacam a necessidade de manter o foco para “acelerar o progresso na entrega das experiências que vão definir o futuro do varejo.”
“O mundo da tecnologia está evoluindo em um ritmo sem precedentes, e reestruturar nossa estrutura nos permite acelerar como entregamos e nos adaptamos ao ambiente em constante mudança”, afirmaram.
No relatório do primeiro trimestre, a empresa forneceu projeções de vendas para o segundo trimestre, mas optou por não divulgar uma estimativa para o lucro operacional ou lucro por ação, citando “a natureza dinâmica do cenário atual e a ampla gama de possíveis desdobramentos no curto prazo, que são extremamente difíceis de prever.”
O gigante do varejo também voltou aos holofotes recentemente após uma postagem do ex-presidente Donald Trump nas redes sociais, no último sábado, dizendo que o Walmart deveria “‘ENGOLIR AS TARIFAS’ e não cobrar absolutamente NADA de seus valiosos clientes.”
A declaração foi uma resposta aos comentários de executivos da empresa a analistas na semana passada, alertando que tarifas mais altas inevitavelmente levarão a preços mais altos em alguns produtos. O CEO do Walmart, Doug McMillon, reforçou que a companhia está fazendo “o possível para manter nossos preços os mais baixos possíveis”, mas alertou que não consegue absorver toda a pressão.
Imagem: Reprodução
Informações: Daphne Howland para Retail Dive
Tradução livre: Central do Varejo