Economia
Zamp, que já opera BK e Popeyes no Brasil, vai assumir Starbucks
Empresa pode adquirir as lojas que ainda estão em operação, mas não é obrigada a tal
Segundo informações obtidas pelo Brazil Journal, o Starbucks está prestes a mudar de mãos no Brasil. A escolhida para operar a marca no país é a Zamp, conhecida por ser a master franqueada do Burger King e do Popeyes no Brasil. Fontes próximas ao assunto revelaram que a gigante americana já informou à Zamp sobre a decisão e a autorizou a iniciar as negociações para adquirir o espólio da SouthRock, empresa que atualmente opera a marca Starbucks no país.
A negociação entre a Zamp e a SouthRock, que detém atualmente 140 lojas da franquia Starbucks em operação, precisa ser concluída até o final deste mês. Após esse prazo, a SouthRock perderá o direito de usar a marca Starbucks. Inicialmente, a matriz havia dado como prazo final o final de fevereiro, porém, devido à necessidade de encontrar um novo operador e manter as lojas abertas, a Starbucks prorrogou o prazo até abril.
A Zamp pode adquirir as lojas da SouthRock, mas não é obrigada a tal. De acordo com uma fonte próxima à negociação, a operadora do BK e Popeyes precisa avaliar se a aquisição faz sentido economicamente, especialmente considerando a pressa do processo devido aos 40 locais enfrentando processos de despejo.
Nos últimos meses, a SouthRock fechou 50 das 190 lojas do Starbucks no Brasil. As lojas restantes estão enfrentando problemas de falta de produtos, e a SouthRock está com dificuldades para pagar royalties e café, que são fornecidos exclusivamente pela matriz. Para manter as lojas rodando, a Starbucks tem enviado café gratuitamente às unidades.
Após a experiência com a SouthRock, a Starbucks busca um parceiro com expertise em operações de restaurantes e boa governança. A Zamp atende a esses requisitos, o que torna a escolha da empresa americana compreensível.
Para a Zamp, o contrato com a Starbucks representa a adição de uma marca global com grande potencial de expansão e receita relevante ao seu portfólio. No ano passado, a SouthRock faturou cerca de R$ 500 milhões com as 190 lojas do Starbucks que possuía na época.
O contrato entre a Zamp e a Starbucks seguirá o modelo de operador único, no qual o parceiro local não pode franquear as lojas, operando todas e pagando royalties à matriz. A Zamp se compromete a abrir um número específico de lojas em um determinado período, arcando com todos os investimentos necessários para isso.
A Zamp vê o negócio como uma oportunidade de expandir a marca Starbucks para outras regiões do Brasil, especialmente em abrir lojas de rua. Atualmente, a maioria das lojas está concentrada no Sudeste, principalmente em São Paulo. A transação com o Starbucks ocorre alguns meses após o Mubadala Capital, ligado ao fundo soberano de Abu Dhabi, assumir o controle da companhia. O fundo planeja transformar a Zamp em uma “house of brands” do fast food, expandindo seu portfólio de marcas.
Imagem: Divulgação