Marketing
4 estratégias das marcas de varejo com mais visibilidade
Os profissionais de marketing estão sob tremenda pressão para aprimorar suas estratégias a fim de elevar sua presença digital acima dos concorrentes. A demanda, o engajamento social e as preferências dos clientes estão sempre evoluindo, tanto juntos quanto separadamente. E é essencial os profissionais de marketing do varejo se adaptarem de acordo. Felizmente, os varejistas podem aprender lições valiosas das marcas de varejo com mais visibilidade.
Com base em uma análise abrangente do setor de varejo em 2023, podemos identificar quatro estratégias-chave de marcas de varejo com mais visibilidade que estão atualmente elevando a presença digitalmente. A SOCi avaliou mais de 100 diferenciadores-chave em Google, Yelp e Facebook nos locais das principais redes de varejo, analisando proeminência na pesquisa, utilidade e precisão dos perfis de lojas online, taxa de novas avaliações, tempo de resposta às avaliações, avaliações médias, engajamento com consumidores em plataformas sociais e muitos outros fatores de desempenho em pesquisa e redes sociais.
O Índice de Visibilidade Local (LVI) de 2023 da SOCi fornece uma avaliação e classificação das marcas de varejo com mais visibilidade dos EUA. Vamos analisar o que essas marcas estão fazendo para permanecer proeminentes na mente dos consumidores e o que os profissionais de marketing de marca podem fazer para obter diferenciais competitivos.
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Comprometa-se a melhorar a visibilidade online e a gestão de reputação
Aprimorar a visibilidade e a descoberta online é sempre importante para os varejistas, especialmente quando se trata de resultados de mecanismos de pesquisa. Fornecer perfis online úteis em sites populares como Google, Yelp e Facebook é um compromisso contínuo que os varejistas não podem deixar de lado.
Um dos principais objetivos para qualquer varejista é garantir que sua marca apareça na primeira página dos resultados locais do Google – afinal, quando os compradores sabem quais produtos ou categorias de produtos precisam, a proximidade e a disponibilidade são frequentemente fatores de decisão mais importantes do que o nome da marca de um varejista específico. Atualmente, as marcas de varejo geralmente aparecem na primeira página apenas 54% do tempo, de acordo com o LVI de 2023 da SOCi. Há um nível muito alto de competição para entrar na primeira página, e as apostas para o resultado final do varejista são igualmente altas.
A gestão de reputação é fundamental para impulsionar a visibilidade na pesquisa. As avaliações de estrelas e os depoimentos escritos de outros clientes são um fator decisivo crítico para as jornadas dos compradores. E ainda assim, as pontuações gerais de reputação tendem a ser relativamente baixas para os varejistas: a SOCi atribuiu uma pontuação geral de reputação aos varejistas de 43 pontos de um total possível de 100, levando em consideração as avaliações médias, contagem de avaliações, ritmo de novas avaliações e taxa de respostas.
Aumentar as classificações e as taxas de resposta em plataformas relevantes deve ser uma prioridade máxima para os varejistas, e o engajamento ativo com as avaliações é vital para construir a reputação de uma marca. As marcas precisam se concentrar em fornecer ótimas experiências aos clientes nas lojas e em responder de forma rápida e pessoal aos usuários quando eles têm feedback.
Não ignore avaliações e perguntas dos clientes
O “ignorar” – um hábito ruim comum entre os varejistas – acontece quando os consumidores fazem perguntas e deixam avaliações das marcas, apenas para que a marca negligencie em reconhecê-las. Essas são oportunidades claras para os varejistas se envolverem com os consumidores e demonstrarem que valorizam suas opiniões. E ainda assim, o tempo médio de resposta entre os varejistas é de oito dias para avaliações no Google. Mesmo assim, os varejistas respondem a apenas 30% das avaliações que recebem, de acordo com o LVI de 2023 da SOCi.
Melhorar as taxas e os tempos de resposta pode aumentar significativamente a satisfação do cliente e a percepção geral da marca, porque comunica aos consumidores que a marca os ouve e deseja construir relacionamentos sólidos com eles. Responder às avaliações também é essencial para melhorar a eficácia dos perfis online; a pesquisa da SOCi mostra que mais clientes escolhem empresas que respondem às suas avaliações.
Mais do que apenas avaliações, os varejistas precisam prestar atenção às perguntas e aos comentários que recebem nas plataformas sociais e em recursos como a ferramenta de Perguntas e Respostas do Google. Isso reforçará a qualidade do serviço e – quando gerenciado com sucesso – as oportunidades de vendas. A inteligência artificial pode fornecer assistência crítica tanto na automação quanto na personalização de respostas, para que cada cliente se sinta ouvido e cuidado.
Concentre-se em categorias de alto desempenho e oportunidades sazonais
Os varejistas naturalmente tendem a concentrar a atenção nas categorias de produtos com melhor desempenho em suas lojas; aumentar a exposição para produtos e categorias de produtos populares online é igualmente importante. Independentemente de quão estreita ou ampla seja a oferta de um varejista, é essencial monitorar as vendas de todas as subcategorias dentro das lojas e criar uma estratégia digital correspondente.
Os varejistas também devem garantir que o digital esteja presente ao pensar na sazonalidade. A sazonalidade vai além de feriados e eventos importantes, como a Black Friday, quando as vendas gerais aumentam. Considere, por exemplo, quando os consumidores estão comprando artigos esportivos de inverno ou itens para clima quente, que itens de jardinagem ou melhorias domésticas os consumidores procuram na primavera e no verão, e os hábitos de consumo de alimentos e bebidas ao longo do ano. Ferramentas como postagens no Google e no Facebook podem ser muito úteis para divulgar ofertas sazonais.
Não se esqueça das redes sociais
As redes sociais são outra área onde os varejistas podem se beneficiar de maiores níveis de atividade e atenção. Os varejistas se saem bem no Facebook de acordo com algumas métricas, com uma média de 15 postagens por local por mês. As postagens dos varejistas recebem cerca de 18 reações de usuários, quatro comentários e dois compartilhamentos, de acordo com o LVI de 2023 da SOCi.
Com todas as mudanças no cenário das mídias sociais ao longo dos anos, o Facebook continua sendo um território fértil para os varejistas construírem relacionamentos com os consumidores, com o varejo superando outros setores lá. Isso cria, é claro, uma barra mais alta para os varejistas que desejam se destacar dos concorrentes.
Olhando para o futuro, os varejistas precisam trabalhar para projetar a voz da marca nas plataformas sociais e serem responsivos às perguntas e comentários dos usuários. Plataformas como Instagram e TikTok estão crescendo em sua utilização para pesquisa, incluindo pesquisas de produtos e varejistas locais, e isso é especialmente verdadeiro para os consumidores mais jovens. As marcas precisam garantir que suas estratégias sociais reflitam adequadamente as preferências de seus públicos-alvo.
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Um negócio de varejo inclui uma grande quantidade de funções interconectadas, e cada varejista enfrenta questões específicas de sua categoria e base de consumidores. Mas essas quatro abordagens das marcas de varejo com mais visibilidade podem te ajudar as marcas a navegar pelas complexidades do ambiente digital, garantindo que você prospere no mercado competitivo de hoje.
Imagem: Envato
Informações: Damian Rollison para Retail Touch Points
Tradução: Central do Varejo