Economia
Varejista japonesa Nitori registra a primeira queda de lucro em 24 anos
Marca se tornou popular no país asiático por oferecer produtos de qualidade a preços acessíveis, mas vem sofrendo com inflação
A Nitori, rede varejista japonesa que atua no mercado de móveis, anunciou essa semana sua primeira queda de lucro em 24 anos. Conforme resultado divulgado na última terça (dia 9), a empresa apresentou um lucro líquido consolidado de 95,1 bilhões de ienes, o equivalmente a US$ 703,6 milhões, no último ano fiscal finalizado em março.
O documento mostra que as vendas aumentaram 1,2%. Por outro lado, o número de clientes teve queda de 5,6% no período. A principal razão para os consumidores se afastarem das lojas foi o aumento de preços.
Conhecida no Japão por oferecer uma grande variedade de produtos para a casa, incluindo móveis, colchões, roupas de cama, cortinas, tapetes, utensílios de cozinha, artigos de decoração e produtos eletrônicos, a empresa se tornou popular com uma abordagem de oferecer produtos de qualidade a preços acessíveis.
A marca possui uma extensa rede de lojas no Japão, com mais de 500 filiais em todo o país, e conta com presença internacional em países como China, Taiwan e Vietnã. Fundada em 1967, a companhia tem sede em Tóquio e aposta em um modelo de negócios verticalmente integrado, o que significa que ela controla diretamente a produção e a distribuição de muitos de seus produtos. Isso permite que a Nitori mantenha preços competitivos e controle de qualidade.
Leia também:
Live Commerce China: Conheça essa estratégia que está bombando no Brasil e no mundo
Enjoei surpreende e reduz prejuízo em 71% após disciplinar despesas
Imagem: Freepik