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Cashback vira estratégia de fidelização para empresas de diversos setores

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estratégias de fidelização; cashback

As empresas que investem em programas de fidelização contínuos e estruturados têm seis vezes mais interações, tanto transacionais quanto relacionais, com seus consumidores. Esse dado é destacado pelo Panorama de Fidelização no Brasil 2023, um estudo produzido pela Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (Abemf) em parceria com a Tudo Sobre Incentivos (TSI). O levantamento revela que entre as dez características de ações de fidelização que mais geram sensações positivas nos consumidores, três se destacam com empate técnico nas primeiras posições: obter cashback (33%), obter cupons de desconto (31,5%) e somar pontos (31,4%).

Amplamente difundido, o cashback se tornou a preferência das marcas, não apenas por promover uma imagem de modernidade, mas também por ser uma estratégia eficaz de fidelização. Os consumidores, por sua vez, apreciam a ideia de receber algo em troca, o que reforça a atratividade dos programas de fidelidade.

Seja devido à situação econômica atual do país, à crise global ou à inflação crescente, o aumento dos programas de fidelização demonstra um enorme potencial para as empresas em termos de conquistar vendas e fidelizar clientes. Assim como o frete grátis e os descontos à vista, o cashback se apresenta como um benefício adicional altamente valorizado pelos consumidores. Afinal, manter um cliente é comprovadamente mais econômico do que conquistar um novo.

Popularizado na era do E-Commerce, a prática de “receber parte do seu dinheiro de volta” se espalhou para outros mercados, tornando-se uma possibilidade até mesmo na hora de pagar a conta de luz, por exemplo. A Desperta Energia, empresa de base tecnológica focada no segmento de geração distribuída de energia, desenvolveu um sistema de cashback para seu programa de energia solar por assinatura. Dessa forma, os consumidores podem receber de volta em média de 10% a 15% do consumo mensal.

Segundo Marciliano Freitas, CEO da empresa, explica que o cashback se tornou uma estratégia inclusive contra a inadimplência. “Nossa meta é facilitar a jornada do consumidor para que mais pessoas possam contratar energia por assinatura* no Brasil. Desenvolvemos o processo de contratação do serviço para que o consumidor tenha a mesma experiência que está acostumado, e a única coisa que muda é que ele passa a receber cashback de volta quando paga a conta. E isto, aliado à contratação 100% digital e em poucos cliques, tornou o produto de mais simples entendimento e passou a existir um estímulo para não ocorrer atrasos de pagamentos. Com o cashback, a percepção de valor pelo cliente é muito maior que quando o benefício é oferecido como desconto, e se renova a cada pagamento, ao contrário do desconto que tende a cair com o tempo”, explica.

Na Orbia, plataforma digital que reúne soluções completas para o agronegócio, os produtores rurais brasileiros também podem receber parte do valor de suas compras como cashback. Essa possibilidade está disponível aos agricultores que fazem parte do Impulso Bayer – da empresa química e farmacêutica global que é acionista e parceira de coalizão da Orbia -, por meio do programa de fidelidade entre as empresas, para o acúmulo e resgate de pontos. Com a moeda digital, eles podem fazer novas aquisições, indo desde uma nova compra de insumos agrícolas, ou até mesmo para comprar pontos no programa de fidelidade, que podem ser trocados por diversos itens para a fazenda ou para o dia a dia

Segundo Ivan Moreno, CEO da Orbia, com o cashback, o produtor rural tem mais uma vantagem de adquirir itens que ele normalmente precisaria comprar em algum momento para a fazenda. “Sabemos que a compra dos insumos agrícolas é um investimento que demanda planejamento e tem um alto valor agregado, e ao fazer parte da Orbia junto com o programa Impulso Bayer, esse investimento pode retornar para a fazenda novamente, por meio do cashback. Essa é uma prática já bastante difundida entre os consumidores do varejo e que também está crescendo bastante entre os agricultores, que vivem hoje uma transformação digital, migrando suas atividades para o universo online”, conta.

Na Hero Seguros, insurtech referência em seguro-viagem, ao contratar o seguro-viagem, os clientes recebem um SMS e têm acesso a um atrativo sistema de cashback no aplicativo Vale Bônus, da CRMBonus, podendo abater até 50% do valor das compras em qualquer loja que apareça no app. Na contratação dos planos nacionais, os clientes ganham R$100 em cashback, enquanto a aquisição de planos internacionais oferece R$250 de retorno. Esse valor fica disponível um dia após o início da vigência do plano.

Para Guilherme Wroclawski, Co-CEO e cofundador da Hero Seguros, essa parceria é muito importante para acompanhar o crescimento do mercado e os interesses dos clientes. “O turismo, tanto brasileiro quanto internacional, voltou a ganhar força e estabilidade pós pandemia. Segundo dados da FecomercioSP, o setor cresceu 8% no ano passado e a expectativa para 2024 é boa. Diante disso, criar ações que beneficiam ainda mais o consumidor final, é fundamental para manter o cenário positivo. Na Hero nosso foco é ajudar nossos parceiros, agências e distribuidores, a terem cada vez mais argumentos com seus clientes e conseguirem impulsionar seus negócios, e a parceria com a CRMBonus, vai exatamente ao encontro desse movimento”, finaliza Guilherme.

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Imagem: Envato

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