Operação
Yandeh expande operação para mercados em Campinas e Jundiaí
A expectativa da empresa é aumentar a base de clientes em 30% com a chegada nas novas praças no interior de São Paulo
Durante as restrições impostas pela pandemia, os supermercados menores, os pequenos varejistas e os mercados autônomos, localizados dentro de condomínios, ganharam impulso e desenvolvimento. Pensando nisso, a Yandeh, um marketplace para mercados de bairro no Brasil, expandiu sua atuação para o interior de São Paulo, abrangendo a região de Campinas e Jundiaí, importantes polos de consumo do Estado, que possuem mais de 1.700 supermercados, mercados autônomos e pequenos varejos. Com essa expansão, a empresa pretende aumentar sua base de clientes em 30% e gerar cerca de uma dúzia de novos empregos.
Dados da pesquisa NIQ Ebit demonstraram a magnitude e a relevância econômica do setor de pequenos varejistas e supermercados, desde os grandes até os menores. De janeiro a abril, os supermercados de grande porte tiveram um crescimento de 12,9%, enquanto os pequenos aumentaram em 9,2%. O modelo de negócio dos mercados autônomos também se consolidou e conquistou os consumidores brasileiros. Empresários do setor estimam que existam aproximadamente 10 mil mercados autônomos no Brasil, movimentando entre R$1,5 bilhão e R$2 bilhões por ano. A expectativa é que esse valor dobre até o final de 2023.
Lucas Sanches, CEO da Yandeh, destaca a importância desses estabelecimentos para o desenvolvimento econômico do país, especialmente pela forma como impulsionam o consumo em suas respectivas áreas de atuação. Ele ressalta a importância da tecnologia e da inteligência de dados como ferramentas essenciais para fortalecer e tornar os pequenos varejistas competitivos diante das grandes redes e dos atacarejos.
Sanches afirma que a tecnologia desempenha um papel fundamental no desenvolvimento dos pequenos negócios. Muitos proprietários de mercados menores não têm conhecimento sobre a melhor precificação de produtos ou a composição ideal do mix de produtos para atender seus clientes e aumentar o faturamento. Nesse sentido, a Yandeh fornece esses dados e atua como intermediária entre os mercados e a indústria, ajudando a impulsionar esses estabelecimentos. A empresa possui uma plataforma que digitaliza os distribuidores, facilitando todo o processo.
O CEO da startup destaca que a chegada da Yandeh para atender às demandas dos empresários do setor varejista em Campinas e Jundiaí é um passo importante e estratégico para o plano de expansão e consolidação da empresa no mercado. Cada novo estabelecimento cadastrado aumenta as vendas em pelo menos 30%. Além disso, o uso da inteligência de dados permite dobrar a margem de lucro do varejista, sem mencionar a positivação de itens, ou seja, o aumento das quantidades compradas dos fornecedores, que pode chegar a 60%.
Imagem: Freepik