Operação
‘Experiência na operação faz toda a diferença no setor de food service’
Para CEO da rede Sal & Brasa Grill Express, vivência dos fundadores como garçons foi determinante para o sucesso da marca
Há três décadas, quatro amigos originários do Rio Grande do Sul partiram de suas cidades em busca de novas oportunidades como ajudantes de churrasqueiros e garçons nas metrópoles de São Paulo e Rio de Janeiro. Porém, o que nenhum deles imaginava é que essa seria a semente que resultaria em um dos principais redes do setor de churrascarias do país: o Grupo SB.
Em entrevista exclusiva à Central do Varejo, Fernando Ribeiro, CEO da Sal & Brasa Grill Express, comenta que a experiência dos sócios fundadores como garçons foi determinante para o sucesso da rede. “Se eles não tivessem sido garçons, não tivessem persistido em continuar na profissão ou tivessem sido pessoas que mudassem o rumo, não teria hoje com a trajetória que tem o grupo. Ter começado dessa maneira, ter aprendido a expertise do negócio completamente imerso na operação, fez toda a diferença para eles chegarem onde estão”, comenta.
Desde seu início, a empresa já trazia consigo a proposta de ser mais do que uma simples churrascaria. Foi então que introduziram um conceito inovador para a época, mas que se tornou uma tendência nos dias atuais: os buffets. Essa abordagem marcou o nascimento do Sal e Brasa.
Hoje, com 30 anos recém completados, Fernando explica que os movimentos de expansão da rede são feitos de maneira minuciosa. Algumas cidades, como Belo Horizonte, Vitória e Belém estão no radar da empresa. A capital paraense, inclusive, já tem uma unidade do fast food do grupo e pode receber mais três ou quatro, segundo o CEO. “Estarei em Belo Horizonte para um evento e vou passar uma parte do tempo visitando shoppings, conhecendo a praça melhor para ver a oportunidade do segmento de fast food entrar lá”, explica.
Fernando falou ainda sobre a preocupação da empresa em manter o padrão de qualidade nas unidades franqueadas Grill Express. O executivo explicou que isso requer treinamento constante, capacitação de pessoas e visitas das consultorias de campo e gastronomia para certificar que os manuais e processos que a franqueadora exige que sejam seguidos.
“Nossos produtos são in natura. Fazemos comida todo dia, temperamos e cortamos as proteínas com a mão do funcionário e os equipamentos de cozinha. É uma comida artesanal feita todos os dias. Precisa realmente de um rigoroso e constante acompanhamento para que se mantenha padrão de qualidade nas diversas praças que estamos presentes”, finaliza.