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Marketing

Como aproveitar datas festivas para intensificar as vendas no varejo

Atendimento personalizado, reforço no estoque e promoções especiais são algumdas das medidas que podem ajudar na missão

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datas festivas e vendas de fim de ano
Photo: Shutterstock

Datas festivas como a Páscoa, Natal, Dias dos Pais e das Mães e até do Consumidor sempre tiveram o potencial de levar os clientes a consumir e buscar por condições especiais. Porém, é preciso que o negócio se prepare muito bem para oferecer uma experiência positiva às pessoas e, assim, ampliar as vendas.

Pensando nisso, a Central do Varejo elaborou uma lista com sugestões para impulsionar os negócios nas datas mais importantes do calendário, oferecendo uma experiência diferenciada ao consumidor final.

Invista em atendimento personalizado

Treinar sua equipe de vendas para datas festivas é essencial. Além de conhecer bem os produtos e suas vantagens frente à concorrência, os vendedores devem saber se comunicar e estar preparados para lidar com as mais diferentes situações. Pesquisas de mercado, análises de dados e monitoramento de tendências também são boas ferramentas na busca por um atendimento diferenciado.

Reforce o estoque nas datas festivas

Nas ocasiões de alta demanda, como datas festivas, é importante ter um estoque robusto, pois a falta de produtos pode comprometer a experiência e frustrar o cliente. Para isso, é interessante fazer uma projeção de vendas com base nos números de meses anteriores ou tendo em vista as tendências do mercado. A organização também é um ponto importante: deixar produtos mais vendidos ao alcance dos olhos dos clientes e investir em vitrines perfeitas é um bom chamariz.

Promoções especiais em datas festivas

Um dos fatores mais importantes no momento de decidir uma compra é o preço, e isso ganha ainda mais peso nas datas festivas. Mais do que atrativas, as promoções devem ser realmente vantajosas para atrair o consumidor. Caso contrário, o efeito pode ser inverso, levando os clientes à insatisfação.

Presença em plataformas diversas

Atualmente, as compras não se dão somente nas lojas físicas e virtuais. Por isso, é importante que o negócio possa ser encontrado pelo cliente em diferentes plataformas, como WhatsApp e Instagram, por exemplo. Responder comentários e mensagens diretas podem ser maneiras de levar aos clientes uma experiência personalizada para além dos ambientes (físicos e digitais) da loja. Outro fator importante é ter uma estrutura capaz de suportar os picos de acesso no caso das vendas online, pois um site lento ou fora do ar por alguns minutos pode resultar em grandes prejuízos.

Ofereça uma boa experiência pós-venda em datas festivas

Elogios, dúvidas e reclamações depois do processo de aquisição de um produto ou serviço são comuns. É preciso que os lojistas estejam preparados para lidar com esse tipo de interação. Uma boa opção é ter canais de comunicação que possam ser facilmente encontrados e acessados pelos clientes. Reclamações e clientes insatisfeitos devem receber uma atenção maior e com mais agilidade. Outra opção é enviar pesquisas de satisfação, para que a experiência de compra esteja em constante evolução.

Imagem: Freepik

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