Operação
Livraria Cultura obtém liminar para reverter processo de falência
A empresa já havia conseguido uma liminar em fevereiro deste ano; medida abrange todas as unidades em São Paulo e Porto Alegre
A Livraria Cultura obteve uma liminar no Superior Tribunal de Justiça (STJ) que reverte o decreto de sua falência. A decisão, deferida pelo ministro Raul Araújo, foi homologada. O advogado Gustavo Bismarchi, representante da empresa, confirmou que a medida entrará em vigor nesta sexta-feira, 30, e abrangerá todas as unidades da empresa em São Paulo e Porto Alegre, incluindo a reabertura das unidades restantes.
O ministro Raul Araújo determinou a retomada das obrigações previstas no plano de recuperação judicial da empresa, aprovado por uma assembleia geral de credores da Cultura.
Essa reversão ocorre na mesma semana em que a unidade da Cultura no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, em São Paulo, foi fechada. O encerramento das atividades ocorreu de forma abrupta na manhã de segunda-feira, 26, após a confirmação da falência da empresa. Na ocasião, os clientes relataram nas redes sociais que os funcionários solicitaram que deixassem a loja.
Vale ressaltar que esta não é a primeira vez que a empresa obtém uma liminar para evitar a falência definitiva. Em fevereiro, a Cultura já havia conseguido impedir o decreto por meio de uma medida semelhante.
Imagem: Freepik