Connect with us

Franchising

Mercado de franquias carioca recebe Expo Franchising ABF Rio com novidades

Evento tradicional do franchising carioca chega a sua 16ª edição

Published

on

imagem da Expo Franchising ABF Rio, feira tradicional do mercado de franquias carioca

No ano de 2023, o mercado de franquias continua performando bem no Brasil em todos os segmentos. De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgados com antecedência pela Central do Varejo, o franchising teve alta de 15% no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2022. Além disso, o faturamento do setor cresceu de R$ 91,4 bilhões para R$ 105,1 bilhões no período de janeiro a julho.

Se, em todo o Brasil, o franchising vem obtendo bons resultados, no Rio de Janeiro não é diferente. No Estado, o setor faturou mais de R$ 10,2 bilhões no primeiro semestre de 2023, crescendo 17% em relação aos seis primeiros meses do ano passado.

O mercado de franquias também se expandiu em número de operações. No mesmo período, o crescimento foi de 4,1%, chegando a 18.410 unidades franqueadas. Esse número mostra uma boa recuperação do segmento como parte integrante da economia do estado do Rio, além de expor uma procura constante das marcas de franquias na região.

No Brasil, a ABF aponta que o setor contabilizou 1,6 milhão de pessoas que são empregadas diretamente por franquias. Esse índice, no Rio de Janeiro, corresponde a uma alta de 15,4%, chegando a um total de mais de 160 mil vagas formais preenchidas nesse mercado.

E os investimentos não estão focados apenas na capital fluminense. Embora seja uma grande vitrine, a região metropolitana (Grande Rio), região dos Lagos e o Sul fluminense também atraem empreendedores que buscam diversificar seus lucros ou investir em seu próprio negócio.

O presidente da ABF Rio, Clodoaldo Nascimento, compartilha dessa visão, pontuando que o mercado de franquias se provou como um segmento para além da capital, com potencial de mais expansão em cidades como Niterói, São Gonçalo e Duque de Caxias, bem como em cidades de outros estados próximas ao Rio, como Vitória (ES) e Juiz de Fora (MG). “Temos um campo a desbravar com a interiorização do franchising. São regiões com dinâmicas econômicas próprias e que, em geral, são ávidas por marcas e produtos de franquias”, afirmou. 

Com o intuito de mostrar que o mercado de franquias no estado se encontra aquecido e forte, a ABF organiza o Expo Franchising ABF Rio, feira tradicional do segmento que auxilia investidores e empreendedores na busca por negócios de sucesso no Franchising. O evento acontecerá entre 21 e 23 de setembro, no Anfiteatro do Riocentro, na cidade do Rio de Janeiro.

A Expo Franchising ABF Rio está em sua 16ª edição e preparou novidades para os investidores. Haverão opções de franquias em diversos modelos, como lojas tradicionais, quiosques, home based e outros, para investimentos individuais, em família ou em grupo. O evento é realizado pela Associação Brasileira de Franchising Seccional Rio de Janeiro (ABF Rio), com patrocínio do Santander/Getnet.

O anfiteatro do Riocentro, principal centro de exposições do Rio de Janeiro e que sediará a Expo Franchising ABF Rio deste ano, conta com mais de 3 mil m² de área, para comportar as mais de 100 marcas expositoras de franquias. Os valores de investimento das unidades variam entre R$ 10 mil até R$ 2 milhões, em todos os 11 segmentos do franchising reconhecidos pela ABF.

Com o objetivo de ampliar a comodidade dos visitantes do evento, a Expo Franchising ABF Rio também fechou uma parceria com o Lagune Barra Hotel, que fica localizado a 100 metros do anfiteatro e proporciona uma experiência de qualidade, melhorando a experiência dos participantes da Expo.

A ABF Rio espera, através do conceito de hub de negócios, receber mais de 15 mil visitantes na Expo, para que todos tenham a oportunidade de conhecer marcas conceituadas no mercado de franquias, para todos os perfis e capacidades de investimento.

Marcas conhecidas do público e do mercado de franquias marcarão presença na Expo Franchising ABF Rio para apresentar suas novidades, como a Casa do Construtor, iGUi, Grupo Trigo (dono de marcas como China in Box e Gendai), Megamatte, entre outras. Além disso, diversas franquias estreiam no evento nesta edição. Entre elas, é possível citar Casa Bauducco, Porto do Sabor e Mulheres Habilitadas. 

Os ingressos para a Expo Franchising ABF Rio são vendidos de forma online, através da plataforma Sympla. O visitante pode adquirir convites por dia, de forma individual, ou um pacote especial de três dias.

imagem da Expo Franchising ABF Rio, feira tradicional do mercado de franquias carioca

Imagem: Assessoria

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *