Comportamento
4 em cada 10 consumidores dizem que custos elevados impedem compras sustentáveis
Cerca de 40% dos consumidores apontaram os preços altos como um obstáculo para as compras sustentáveis, de acordo com um relatório da Euromonitor International.
O estudo revelou que, embora dois terços dos consumidores estejam preocupados com as mudanças climáticas, apenas 15% estão dispostos a pagar um valor adicional por alimentos e bebidas ecológicos.
Essa descoberta faz parte da tendência “Eco Logical” da Euromonitor, uma das cinco principais tendências de consumo projetadas para 2025.
Leia também: 5 tendências para o varejo em 2025
“Os gastos com produtos sustentáveis permanecem uma decisão consciente baseada em valores pessoais, mas os consumidores também prestam atenção nos principais benefícios que esses produtos oferecem”, afirmou Inga Klebanskaja, consultora sênior de pesquisa da Euromonitor International.
Acessibilidade como desafio principal
O relatório destacou que 63% dos consumidores estão tentando adotar hábitos mais sustentáveis. No entanto, a acessibilidade financeira continua sendo o principal obstáculo.
Apesar disso, a confiança nos rótulos ecológicos permanece alta, com 52% dos consumidores em 2024 considerando essas certificações confiáveis.
Klebanskaja enfatizou que, embora o interesse por produtos sustentáveis esteja crescendo, o custo adicional para alimentos e bebidas ecológicos ainda representa um desafio. Apenas 15% dos entrevistados disseram que pagariam mais por compras sustentáveis, apontando a necessidade de opções mais acessíveis.
Crescimento de produtos sustentáveis
O número de produtos sustentáveis aumentou de 4 milhões em 2022 para 5 milhões em 2024, abrangendo 11 setores de bens de consumo rápido (FMCG).
Marcas com propostas claras de sustentabilidade estão em crescimento, com aquelas que oferecem benefícios ecológicos tangíveis apresentando uma taxa de crescimento 1,5% maior do que as marcas não sustentáveis.
Setores como beleza e cuidados pessoais alcançaram mais de US$ 120 bilhões em vendas de produtos sustentáveis em 2023. Já os itens de cuidados com animais de estimação com apelos de sustentabilidade registraram a maior taxa composta de crescimento anual (CAGR) entre 2020 e 2023.
Leia também: Produtos cruelty free ganham cada vez mais espaço
Imagem: Envato
Informações: Retail Asia
Tradução livre: Central do Varejo