Comportamento
6 ações de endomarketing para o Novembro Azul
Palestras, cartilhas, TV Corporativa e outras iniciativas podem ser importantes para engajar os colaboradores no mês da prevenção ao câncer de próstata
Conhecido mundialmente como o mês da conscientização à prevenção do câncer de próstata, o Novembro Azul é uma data importante para ser trabalhada nas empresas e incentivar os homens a voltarem sua atenção para a prevenção e tratamento da doença. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil (29,2% dos tumores incidentes no sexo masculino), ficando atrás apenas do câncer de pele. Os números do instituto indicam 65.840 novos casos da doença em 2020 e 15.841 mortes registradas no Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde.
“A falta de informação é uma barreira que intimida muitos homens à prevenção e, consequentemente, ao diagnóstico precoce da doença, o papel das empresas na conscientização do câncer de próstata é de extrema importância. Ao abraçar essa causa, as companhias não apenas desempenham uma função fundamental na promoção da saúde de seus funcionários, mas também na comunidade em geral”, enfatiza Eric Vazzoler, Gerente de Marketing da Progic, empresa de Comunicação Interna e plataforma líder em TV corporativa no Brasil.
Para apoiar essa iniciativa, veja algumas sugestões de ações de endomarketing propostas pelo executivo:
- Cartilha do Conhecimento
Distribuir aos colaboradores uma cartilha com informações básicas sobre o câncer de próstata e da campanha Novembro Azul pode ser uma ótima ação. Junto com a cartilha, vale entregar um laço azul, símbolo da campanha, para todos usarem nas camisetas, bolsas e afins.
O INCA (Instituto Nacional de Câncer) também disponibiliza uma cartilha sobre o câncer de próstata bem completa com informações mais detalhadas.
- Palestra com Profissional
Convidar um profissional da área da saúde para falar sobre o câncer de próstata aos colaboradores pode ser uma boa estratégia. Outra ação legal é abordar o tema de um modo mais descontraído, escolhendo um profissional da comédia para realizar um stand-up com a temática Novembro Azul na empresa.
- Decoração Especial
Uma ideia bastante criativa para o Novembro Azul é decorar o ambiente de trabalho com elementos que remetam a cor tema do mês, balões, fitas, cartazes. E que tal mudar o wallpaper dos computadores para uma arte sobre prevenção do câncer de próstata?
Podem parecer ideias simples, mas causam grande impacto e reforçam a luta contra o câncer!
- Dia Azul
O Novembro Azul pode ser trabalhado também com ações que envolvam a vestimenta. Distribuir uma versão comemorativa do uniforme em prevenção ao câncer de próstata é uma boa opção, ou proponha que, em determinado dia ou semana, os colaboradores que não usam uniforme venham trabalhar com alguma peça de roupa azul.
Também é importante aproveitar a oportunidade para registrar o momento e divulgar nos canais de Comunicação Interna, fotos dos colaboradores engajados com a causa.
- Conscientização Solidária
Uma ideia muito legal que pode ser feita no Novembro Azul nas empresas é trabalhar com a conscientização do câncer de próstata juntamente com uma ação social.
Propor aos funcionários que eles doem produtos de higiene masculinos, ou então peças de roupa e alimentos (dependendo da necessidade da instituição que a empresa for ajudar) e em troca da doação o colaborador ganha um pin/broche comemorativo ao Novembro Azul.
- Novembro Azul na TV Corporativa
A TV Corporativa representa uma excelente ferramenta de comunicação interna, facilitando a promoção de campanhas e iniciativas de conscientização dentro das empresas. Por meio do movimento das telas e atratividade das animações, divulgar mensagens importantes aos colaboradores se torna mais efetivo, facilitando o alcance dos resultados. É possível divulgar nas telas, histórias inspiradoras de homens que venceram o câncer de próstata e promover a compreensão de que a prevenção é a melhor opção e que o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura.
Imagem: Envato