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6 dicas de construção de marca com Martha Stewart

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Martha Stewart

Em 1982, Martha Stewart estreou no mercado com o lançamento do livro Entertaining. Desde então, ela escreveu outros 99 livros e se tornou a primeira mulher bilionária autônoma da história dos Estados Unidos ao abrir o capital da Martha Stewart Living Omnimedia (MSLO) em 1999.

Considerada amplamente a “influencer original,” Martha Stewart usou sua aparência, histórias pessoais e habilidades para construir um público massivo muito antes das redes sociais tornarem isso comum. Sua trajetória de empreendedora – criando um negócio baseado em suas paixões que cresceu e evoluiu com o tempo – é um sonho compartilhado por muitos.

Hoje, seu negócio é tema de um documentário da Netflix. O que fica claro ao assistir é que a principal habilidade de Stewart (além de seu talento e abordagem acessível) é a adaptabilidade, algo que ela continua a demonstrar aos 83 anos. Sua marca percorreu o mercado de varejo e mídia, passando por Kmart, Amazon, NBC, TikTok e, mais recentemente, como anfitriã de uma transmissão ao vivo da Amazon na Black Friday.

Com cinco décadas de relevância cultural contínua – que vão de decorações de mesa dos anos 80 a uma parceria improvável, mas perfeita, com Snoop Dogg –, Stewart compartilhou algumas lições valiosas no evento Amazon Accelerate. Aqui estão seis de suas principais dicas:

1. Não importa a plataforma, conte uma história

Desde o início, Stewart entendeu a importância de uma boa narrativa. Seu primeiro livro, Entertaining, foi um sucesso porque não era apenas mais um livro de receitas.

“Era realmente três livros em um,” explicou Stewart. “Meu editor queria algo comum, apenas com receitas e algumas fotos, mas eu queria algo altamente ilustrado, que contasse uma história além de oferecer receitas de qualidade. Tornou-se um livro marcante.”

Stewart acredita que o conteúdo é o coração de seu sucesso: “O conteúdo continua sendo o rei para mim. É a coisa mais importante que criei – um conteúdo educacional útil para milhões de pessoas que também inspira produtos derivados.”

2. Esteja sempre olhando para o futuro

Após o sucesso de seu primeiro livro, Stewart percebeu que poderia produzir um por ano, mas ela fez muito mais do que isso. Criou uma revista, lançou programas de TV, produtos e até mesmo a ideia pioneira de uma empresa de “omnimídia.”

“Era como um sistema solar, com o conteúdo no centro,” explicou ela. “A partir disso, expandimos para mídia, depois para omnicomercialização e, claro, para a internet.”

3. Curiosidade e paixão são indispensáveis

Para os empreendedores iniciantes, Stewart enfatiza: “Se você não é apaixonado por sua ideia, esqueça.”

Ela também recomenda cultivar a curiosidade diariamente: “Organizo meu dia em torno da curiosidade. Todos os dias penso em um novo produto que poderia ser útil e que poderíamos vender.”

4. Foque em ‘necessidades e desejos’

Ao desenvolver produtos, Stewart sempre considera se eles atendem a uma necessidade ou desejo: “Se você precisa e quer algo, provavelmente é um bom produto. Foi por isso que a revista Martha Stewart Living teve tanto sucesso por 40 anos.”

Antes mesmo da internet revolucionar mercados, Stewart já se concentrava em preencher lacunas: “Algo que as pessoas precisam, mas ainda não têm.” Esse pensamento, ainda hoje, é a base de muitas marcas de sucesso.

5. Não tenha medo de mudar, mas preserve o que funciona

Mesmo Stewart teve seus fracassos. Sua dica: “Se um produto não está vendendo, repense. Analise a ideia e identifique as partes que funcionam bem, porque algo ainda pode ser aproveitado.”

6. É preciso gastar dinheiro (com anúncios) para ganhar dinheiro

No início de sua carreira, Stewart dependia exclusivamente do boca a boca. Isso mudou quando ela começou a trabalhar com o Kmart em 1997, que investiu US$ 20 milhões em publicidade apenas no primeiro ano.

“Cada dólar gasto valeu a pena. Em três anos, alcançamos US$ 1,6 bilhão em vendas,” disse ela. “Foi a publicidade que tornou isso possível. Hoje, as redes sociais também desempenham um papel enorme ao tornar um produto desejável e útil.”

Martha Stewart continua sendo um exemplo de reinvenção e construção de marca que atravessa décadas. Suas lições são aplicáveis a qualquer empreendedor que deseja conquistar e manter relevância no mercado.

Imagem: Divulgação / Martha Stewart Inc.
Informações: Nicole Silberstein para Retail TouchPoints
Tradução livre: Central do Varejo

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