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7 dicas para impulsionar os times de vendas

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Um dos maiores desafios na gestão de um time de vendas é criar um ambiente de trabalho agradável que seja saudável para todos. Um espaço onde a colaboração, o apoio e a boa convivência entre os membros da equipe sirvam como combustível para o alcance das metas e para o bom relacionamento diário.

Mas isso não é uma tarefa simples! Afinal, estamos falando de pessoas com pensamentos e personalidades totalmente diferentes entre si e que, naturalmente, terão divergências na rotina de trabalho. Nesse momento, é fundamental falarmos sobre a relação interpessoal e em como ela impacta diretamente o desempenho dos times de vendas.

Dentro das equipes, a competição é inevitável e pode ser uma força poderosa para impulsionar o desempenho e alcançar metas ambiciosas. No entanto, se não for bem gerida, essa competição pode se tornar destrutiva.

Pensando nisso, separei algumas dicas úteis para você e seu time de vendas:

  • Escute sua equipe: no ambiente de vendas é essencial ouvir o que cada pessoa tem a dizer. Podem ser ideias em uma reunião, desabafos ou até uma conversa informal. Estabelecer um interesse genuíno no próximo deve melhorar o ambiente, pois todos se sentem valorizados e respeitados.
  • Respeite os demais: pode parecer algo simples, mas infelizmente não é. Em muitos ambientes de trabalho podem acontecer situações de desrespeito com o restante da equipe e que desafiarão a harmonia entre todos. Evite esse erro!
  • Quando necessário, reconheça os seus erros: todos nós, cedo ou tarde, cometemos algum tipo de erro no nosso trabalho. Todo mundo está suscetível a ele! O importante é reconhecê-los e procurar melhorar para que você possa transmitir a imagem de uma pessoa disposta a aprender.

Além disso, o líder do time de vendas desempenha um papel crucial na gestão da competição interna. Aqui estão algumas estratégias para garantir que essa competição seja saudável e benéfica:

– Estabeleça metas claras e justas: certifique-se de que todos os membros da equipe entendam as metas e os critérios de avaliação. Metas claras ajudam a manter a competição saudável.

– Promova a colaboração: incentive os membros da equipe a compartilharem estratégias de sucesso e a trabalharem juntos para alcançarem objetivos em comum. Uma abordagem colaborativa pode transformar a competição em uma força unificadora.

– Reconheça e recompense comportamentos positivos: além de recompensar os resultados, é importante reconhecer atitudes e comportamentos que contribuam para um ambiente de trabalho positivo. Isso inclui a disposição de ajudar colegas e a capacidade de lidar com desafios de maneira construtiva.

– Monitore e intervenha quando necessário: esteja atento a sinais de rivalidade negativa ou comportamentos prejudiciais. Intervenha rapidamente para resolver conflitos e promover um ambiente de respeito e cooperação.

Muitos outros fatores podem contribuir para uma boa relação interpessoal. É fundamental que a liderança adote práticas que favoreçam um ambiente de vendas positivo e colaborativo, pois dessa forma, a harmonia e a boa convivência vão impactar no desempenho e nos resultados do time.

Imagem: Envato


*Flavia Mardegan é especialista em vendas, atendimento ao cliente, negociação, reestruturação empresarial e planejamento estratégico comercial, bem como em treinamento e desenvolvimento de competências e habilidades de equipes comerciais e técnicas com mais de 28 anos de atuação e 22.000 pessoas impactadas com seu trabalho. É fundadora e CEO da Mardegan Transformation and Results, consultoria focada em ajudar empreendedores e gestores a aumentarem os seus resultados comerciais.

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