Connect with us

Economia

7 em cada 10 novas empresas criadas em setembro eram MEI

Setor de Serviços foi o preferido dos novos empreendedores; São Paulo registrou o maior número de aberturas

Published

on

Dois executivos com pranchetas e gráficos na mão, discutindo abertura de empresa

Durante o mês de setembro, o país registrou 306.453 novas empresas, representando queda de 3,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. Desse total, 74,4% (228.042) eram Microempreendedores Individuais (MEI) como mostra o Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian. Além disso, setembro também teve menos empresas abertas que agosto de 2023, quando 367.339 novos negócios começaram a existir. O mês que mais teve abertura de novas empresas até o momento foi fevereiro de 2023, com 398.404 novos CNPJ.

“Para quem está começando um novo negócio, se tornar MEI é uma das opções mais atrativas, já que oferece baixo custo mensal, isenção de tributos federais, facilidade de cadastro e acesso a benefícios previdenciários, contando com todas as obrigações e direitos de uma pessoa jurídica”, declara Luiz Rabi, economista da Serasa Experian.

Gráfico e tabela do Serasa Experian

Serviços: setor como protagonista nacional

Entre os segmentos analisados pela pesquisa, com uma menor barreira de entrada e inúmeras possibilidades de atuação, “Serviços” é o principal segmento escolhido pelos empreendedores, representando 71,3% dos CNPJs inaugurados em setembro. Em seguida estavam “Comércio”, com 20,9% dos negócios, “Indústria” (6,4%) e “Demais” (1,4%).

São Paulo inaugurou mais de 90 mil novas empresas em setembro

Ainda segundo o Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian, em setembro, São Paulo foi a Unidade Federativa (UF) com a maior quantidade de novos empreendimentos registrados, seguido por Minas Gerais e Rio de Janeiro. Os estados do Acre, Amapá e Roraima marcaram com os menores índices.

Os indicadores divulgados pelo Serasa Experian em setembro, porém, não são novos: em setembro de 2022, os negócios registrados como MEI já eram a maior parte das empresas abertas (92%, com 245.758 CNPJ). Em agosto de 2023, o cenário também contava com predominância de MEIs, o setor de serviços como protagonista, e a maioria das empresas em São Paulo. Tudo isso reforça uma característica dos novos negócios no Brasil.

Imagem: Envato