Inovação

74% das MPMEs já usam inteligência artificial no dia a dia

De acordo com pesquisa encomendada pela Microsoft, 7 em cada 10 empresas já inseriram IA em suas rotinas

Published

on

pessoa utilizando inteligência artificial no trabalho; MPMEs

Um recente estudo encomendado pela Microsoft para a Edelman Comunicação revelou que líderes de micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) de diversos setores da economia estão cada vez mais interessados em adotar tecnologias de inteligência artificial (IA). O levantamento, em sua 4ª edição anual, traçou um panorama detalhado sobre como as MPMEs estão navegando pelas transformações digitais e qual é o papel da IA em seus negócios.

De acordo com os resultados, 74% das empresas entrevistadas afirmaram estar utilizando IA sempre ou muitas vezes, com 90% delas buscando adotar essa tecnologia atualmente. Esse aumento na adoção reflete a percepção das MPMEs sobre a importância da IA em impulsionar a eficiência, produtividade e competitividade no mercado.

Os dados também destacam que a inteligência artificial não é mais uma tendência exclusiva das grandes corporações, mas sim uma realidade para empresas de todos os tamanhos. Em especial, empresas do ramo de tecnologia, como as de telecomunicações, se destacaram, com 85% delas relatando progresso significativo na adoção da tecnologia.

Outro ponto interessante é a relação entre empresas “nativas digitais” e “não-nativas digitais”. Enquanto 84% das empresas digitais afirmaram já utilizar a tecnologia, apenas 53% das não digitais adotaram a tecnologia, evidenciando a importância da cultura digital na adoção de novas ferramentas.

No que diz respeito a investimentos, houve um aumento significativo, com 47% das empresas declarando investir em IA, em comparação com apenas 27% no ano anterior. Além disso, a tecnologia ficou em segundo lugar em termos de investimentos, perdendo apenas para tecnologias de armazenamento em nuvem.

A implementação da inteligência artificial também tem sido impulsionada por soluções inovadoras, como o Copilot da Microsoft, que utiliza IA generativa para auxiliar os usuários em tarefas complexas, como desenvolvimento de texto, criação de apresentações e resumo de e-mails. Essas soluções estão disponíveis em uma variedade de produtos e serviços da Microsoft, proporcionando novas oportunidades de otimização e aumento da produtividade.

Embora haja uma percepção positiva em relação ao uso de IA, as empresas enfrentam desafios, como custo e acesso à tecnologia, além de dificuldades na contratação e capacitação de talentos em inteligência artificial. No entanto, a maioria das empresas reconhece os benefícios da tecnologia, incluindo ganhos de eficiência, produtividade e melhoria na qualidade do trabalho.

A pesquisa, realizada em dezembro de 2023 através do site Offerwise, reuniu 300 entrevistas online com líderes de MPMEs, com 38% de donos ou sócios da empresa, 34% de gerentes, 16% de diretores e 12% de vice-presidentes. 25% dos consultados são da área administrativa e 20% é do setor de tecnologia e comunicações. A maioria entre os entrevistados é de mulheres (53%), correspondendo principalmente à faixa entre 25 e 44 anos de idade.

pessoa utilizando inteligência artificial no trabalho; MPMEs

Imagem: Freepik

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *