• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Quem Somos
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos

E-commerce Economia

Compras online de 84% dos braslieiros não são planejadas
Advertisement

E-commerce

E-commerces intensificam campanhas para o 11.11

E-commerce Marketing

AliExpress lança campanha 11.11 com Popó e Wanderlei Silva

E-commerce

E-commerce de brinquedos cresce no Brasil impulsionado por consumidores adultos e sazonalidade digital

E-commerce Operação

Black Friday 2025: como o varejo pode se preparar

E-commerce

Bling e Tray agora integram operações com a Temu no Brasil

E-commerce

Redes sociais influenciam metade das compras online no Brasil, aponta pesquisa

Colunistas E-commerce Operação

A otimização da IA no last mile: cada segundo conta

E-commerce

Amazon Brasil anuncia 13 mil contratações temporárias para o último trimestre de 2025

E-commerce

Nubank e Shopee firmam parceria para campanha do 11.11 com descontos exclusivos

E-commerce

Compras online de 84% dos braslieiros não são planejadas

Levantamento da Criteo mostra que 64% dos entrevistados compram produtos que viram pela primeira vez nos sites dos varejistas

Publicado

2 anos atrás

on

1 de junho, 2023

Por

Redação

No primeiro trimestre deste ano, 84% dos brasileiros realizaram compras online não planejadas, sendo que a principal influência para esse consumo por impulso foram os anúncios de produtos em plataformas de comércio eletrônico. Essa é a conclusão de uma pesquisa da Criteo, que entrevistou mais de 1.000 consumidores brasileiros. O estudo revelou ainda que 64% dos entrevistados compraram produtos que viram pela primeira vez ao navegar em sites de varejistas de e-commerce.

Essas compras não planejadas, que englobam desde a mudança para marcas desconhecidas durante a pesquisa até compras adicionais além das pesquisas iniciais, demonstram o grande potencial dos sites de e-commerce em gerar receitas de publicidade além do seu negócio principal de varejo, permitindo que as marcas alcancem e envolvam os consumidores em todas as etapas da jornada de compra.

De acordo com a pesquisa, 47% dos entrevistados foram motivados a fazer uma compra não planejada devido a promoções anunciadas, enquanto 28% atribuíram sua decisão de compra ao fato de que o produto atendia às características que pretendiam adquirir. Além disso, 20% afirmaram que a compra foi realizada devido à qualidade do próprio anúncio online. Portanto, uma experiência de publicidade relevante e personalizada continua sendo uma prioridade para os profissionais de marketing.

Tiago Cardoso, Diretor Executivo para a América Latina da Criteo, destaca que as compras online podem ser impulsionadas pela adoção de conceitos como o retail media, que permite que as marcas aumentem sua visibilidade nas plataformas de e-commerce, semelhante ao destaque dado a determinados produtos nas prateleiras das lojas físicas. Com a retail media, é possível exibir anúncios nativos e de exibição na página inicial, na página de categoria, na página de pesquisa ou na página de detalhes do produto, alcançando os consumidores em diferentes estágios da jornada de compra.

Cardoso enfatiza que o mercado está evoluindo além dos cookies e adotar estratégias como a retail media é uma nova forma de gerar resultados positivos para marcas e consumidores. À medida que a publicidade digital se distancia dos dados de terceiros, devido ao abandono do uso de cookies, abre-se uma grande oportunidade para os varejistas online utilizarem seus próprios dados para gerar receita por meio da venda de anúncios para marcas em suas plataformas de e-commerce.

No setor farmacêutico, as compras online têm sido impulsionadas significativamente, com um crescimento de 52% em 2022. Os produtos para cabelo, cuidados faciais e proteção solar foram os segmentos com maior representatividade entre os 10 principais na área de cuidados pessoais, totalizando vendas milionárias. Além disso, o mercado de vitaminas, minerais e suplementos acumulou mais de R$1 bilhão em vendas. O e-commerce de farmácias também se beneficiou dos produtos para bebês e para incontinência urinária, que são volumosos e muitas vezes constrangedores para serem comprados em lojas físicas, mas apresentam mais opções e preços melhores no ambiente online.

Imagem: Freepik

Relacionados:DestaquesÚltimas Notícias
Próximo

Em meio à queda do varejo, ações da C&A dobram de valor na bolsa

Não perca

Alta dos roubos no varejo dos EUA acompanha dificuldade econômica

Continue Reading

Você pode gostar

  • curadoria; consumo lares; pdv; vale-refeição alimentação curadoria; consumo lares; pdv; vale-refeição alimentação

    Governo assina decreto que altera regras para vales-alimentação e refeição

  • big data no varejo; tecnologia; inteligência de dados; marketing big data no varejo; tecnologia; inteligência de dados; marketing

    Executivos destacam nova era do marketing orientado por dados e IA no Web Summit Lisboa 2025

  • digital digital

    Carl Miller alerta no Web Summit Lisboa 2025 para os novos riscos do poder digital

  • geração da IA; uso de IA geração da IA; uso de IA

    IA nas operações sazonais: eficiência e inteligência para enfrentar os picos

  • Sasso Sasso

    Podcast Central do Varejo #61: Loja Sasso

  • Close em conta de energia com bandeira tarifária alta. Close em conta de energia com bandeira tarifária alta.

    Inflação oficial de outubro é de 0,09%, com recuo na energia elétrica

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
curadoria; consumo lares; pdv; vale-refeição alimentação
Operação24 minutos atrás

Governo assina decreto que altera regras para vales-alimentação e refeição

big data no varejo; tecnologia; inteligência de dados; marketing
Eventos26 minutos atrás

Executivos destacam nova era do marketing orientado por dados e IA no Web Summit Lisboa 2025

digital
Eventos1 hora atrás

Carl Miller alerta no Web Summit Lisboa 2025 para os novos riscos do poder digital

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising2 anos atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising9 meses atrás

Melhores franquias de 2025: conheça opções de sucesso

Fruki
Vídeos4 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #57: Fruki

Inter Store
Vídeos1 mês atrás

Podcast Central do Varejo #56: Inter Store e InPulse

livo
Vídeos1 mês atrás

Podcast Central do Varejo #55: Livo

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos
 
Necessário login de 'Candidato' para se candidatar a esta vaga. Clique aqui para sair E tente novamente
 

Faça login na sua conta

  • Esqueceu sua senha? | Inscrever-se

Redefinir senha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Digite o nome de usuário ou e-mail que você usou em seu perfil. Um link de redefinição de senha será enviado a você por e-mail.

Inscreva-se na sua conta

Escolha o seu tipo de conta
  • Candidato Quero descobrir empresas incríveis.
  • Empregador Quero atrair os melhores talentos.
  • Forneça as chaves de API do google captcha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Close
 

Respostas

 

ativação de conta

Before you can login, you must activate your account with the code sent to your email address. If you did not receive this email, please check your junk/spam folder. Click here to resend the activation email. If you entered an incorrect email address, you will need to re-register with the correct email address.