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89% das PMEs acreditam que teriam crédito aprovado, diz pesquisa
Além disso, pouco mais da metade dos negócios consultados utilizou alguma modalidade de crédito nos últimos 24 meses
A Serasa Experian divulgou recentemente os resultados de uma pesquisa inédita voltada para compreender a relação das pequenas e médias empresas (PMEs) com o crédito, destacando as modalidades preferidas, a frequência de utilização e as percepções sobre a aprovação de solicitações.
De acordo com os dados obtidos, 89% das PMEs acreditam que teriam seus pedidos de crédito aprovados, caso decidam solicitar. Esse percentual aumenta para impressionantes 95% entre as empresas que já fazem uso do cartão de crédito corporativo.
Cleber Genero, vice-presidente de PMEs da Serasa Experian, destaca a importância do crédito como combustível para os negócios. “Entender a relação desse público com cada modalidade é fundamental para termos soluções voltadas a facilitar e apoiar toda a sua jornada”, afirmou.
Modalidades de crédito e frequência de utilização
Nos últimos 24 meses, 53% das PMEs pesquisadas utilizaram alguma forma de crédito. As opções mais populares foram o empréstimo e a antecipação de recebíveis do cartão de crédito, escolhidos por 24% e 23% das empresas, respectivamente.
Quando analisadas por setores, observa-se que 29% das empresas do setor industrial preferem o empréstimo, enquanto a antecipação de recebíveis do cartão de crédito é a escolha de 37% das PMEs do comércio.
Em relação à frequência de utilização, 35% das PMEs recorreram ao empréstimo uma vez ao ano nos últimos doze meses. Já a antecipação de recebíveis do cartão de crédito apresenta uma recorrência mensal significativa, totalizando 58%. Em outras modalidades de antecipação, a recorrência mensal ainda prevalece, com 46%.
No entanto, 47% das PMEs não utilizaram nenhuma modalidade de crédito nos últimos 24 meses. Esse número sobe para 55% no setor de serviços e 51% nas empresas de porte individual ou micro. Dentre aquelas que não utilizaram, 21% têm a intenção de solicitar crédito no futuro.
Desafios e oportunidades
Cleber Genero ressalta que, além de entender o apetite e a maturidade das PMEs em relação ao crédito, a pesquisa identificou desafios. “Por exemplo, quando olhamos para empréstimos, além da taxa de juros ser uma constante, com 51% mencionando-a, a exigência de garantias é uma questão para 26% das pequenas e médias empresas respondentes. Para quem já solicitou um empréstimo, o número chega a ser 28%. É importante que esse público tenha um acesso fácil e o mais desburocratizado possível com taxas atraentes”, concluiu.
Metodologia e amostra
A pesquisa envolveu uma amostra representativa de 522 PMEs, classificadas de acordo com os critérios estabelecidos pelo SEBRAE. Foram incluídos diversos setores, como comércio, serviços e indústria, além de empresas atuando nos mercados B2B e B2C. A coleta de dados foi realizada por meio de um painel online, e a margem de erro foi de 4%, com um intervalo de confiança de 95%. Associações, federações, igrejas e órgãos religiosos foram excluídos da amostra.
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